Aniversário

Gabinete Português de Leitura de Pernambuco celebra 170 anos

Com transmissão pelo canal do espaço no YouTube, comemorações ocorrem na próxima terça-feira (3), com benção religiosa, música e teatro

Gabinete Português de LeituraGabinete Português de Leitura - Foto: Henrique Araújo

Foi 1850 que os portugueses residentes em Pernambuco passaram a contar com o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE), espaço que passou a reunir a cultura daquele país, incluindo celebrações importantes.

No próximo dia 3 de novembro,  os 170 anos de fundação do Gabinete serão celebrados em solenidade que ocorre na sede da instituição – localizada na Rua do Imperador, Santo Antonio, Centro do Recife – com transmissão pelo canal do espaço no YouTube.

 

Para o presidente do GPL-PE, Celso Stamford Gaspar, a comemoração celebra sobretudo as conquistas no desafio de tornar o Gabinete mais atrativo para visitantes e associados, além de mais moderno. “Tudo isso se reflete também em nossos projetos editoriais, na preservação e nas inúmeras melhorias feitas em nossa sede”. 

Stamford completa que “recentemente foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Conhecer é Preciso”, que compreende o tratamento do acervo bibliográfico e do patrimônio arquitetônico a serviço da história e da cultura das duas pátrias: Brasil e Portugal”, outra forma de dar mais acesso ao espaço, por parte do público.

A solenidade terá um momento de louvor e de espetáculo teatral do Grupo Literatrupe, seguido do número musical do maestro Lúcio Azevedo e da cantora Kátia Guedes. 

Veja também

Espetáculo 'Se eu não vejo' estreia temporada com sessões via WhatsApp
Teatro online

Espetáculo 'Se eu não vejo' estreia temporada com sessões via WhatsApp

JUNTAS solicitam virtualização de inscrições dos editais de Cultura em Pernambuco
Projeto de Lei

JUNTAS solicitam virtualização de inscrições dos editais de Cultura em Pernambuco