Galeria Janete Costa recebe exposição internacional
A mostra fará sua estreia no Nordeste na próxima sexta-feira (11), apresentando desenhos de meninas judias presas em campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial
A Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, recebe a partir da próxima sexta-feira (11) a exposição internacional As Meninas do Quarto 28. A mostra relata o dia a dia de cerca de 50 meninas que viveram por dois anos no campo de concentração de Theresienstadt, na República Tcheca, durante a Segunda Guerra Mundial. Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até 29 de outubro.
Vista por mais de 40 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, a mostra, que chegou ao Brasil após passar por diversos países da Europa e Israel, é uma adaptação do livro da jornalista alemã Hannelore Brenner. A exposição contém 50 desenhos e uma réplica de 18 m² do quarto em que as crianças judias ficaram aprisionadas, além de painéis com detalhes históricos da época.
Leia também:
Exposição que comemora os 30 anos do Mão Molenga tem temporada prorrogada
Tragédia
A situação miserável, desde o racionamento de comida ao onipresente medo de ir para o “Leste” (Auschwitz-Birkenau), não foi capaz de abalar os prisioneiros que encontraram na arte uma maneira de sonhar com um futuro melhor. Coube aos professores, compositores e artistas, todos judeus presos em Theresienstadt, manterem a esperança viva na imaginação daquelas crianças. Dos mais de 15 mil jovens, entre 12 e 14 anos, que viveram no campo de concentração de 1942 a 1944, apenas 93 sobreviveram: 15 deles ficavam no Quarto 28.
Serviço
Exposição As Meninas do Quarto 28
Abertura: 10 de agosto, às 18h
Visitação: 11 de agosto a 29 de outubro
Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) - Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Entrada gratuita
Informações: 3355-9825
Veja também

Luto
Influenciadora Liliane Amorim morre por complicações de lipoaspiração
