Arte

Galeria Marco Zero é novo espaço cultural na Zona Sul

Nova galeria de arte abre em Boa Viagem com exposição inaugural composta pelas obras de Gilvan Samico

Galeria Marco Zero tem exposição com obras de Gilvan SamicoGaleria Marco Zero tem exposição com obras de Gilvan Samico - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O mercado de artes visuais de Pernambuco ganha um novo endereço voltado para a troca de informações culturais. A Galeria Marco Zero abre as portas na quinta (25), com acesso livre para o público a partir da sexta-feira (26), no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O lugar de 600m² oferece três ambientes expositivos, com mostra inaugural dedicada às obras do desenhista, pintor e gravurista pernambucano Gilvan Samico (1928-2013).



O acervo de "Devorador de Estrelas" 
Sob curadoria de Moacir dos Anjos, a exposição “Devorador de Estrelas” reúne 53 obras, além de um quadro com óleo sobre tela - que fica no sobrado da família de Samico - totalizando produções da década de 1960 até as últimas gravuras. “É uma mostra muito robusta e institucional. Ou seja, são trabalhos de acervo familiar, sendo apenas algumas gravuras pertencentes da nossa gestão que entram em comercialização. Trata-se mesmo de uma grande homenagem ao mestre”, destaca uma das fundadoras do espaço, Marcelle Farias, lembrando ainda que a última exposição no Recife com assinaturas do artista foi em 2014, na Caixa Cultural.

No salão amplo, projetado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira e com iluminação cênica ressaltada pela arquiteta Márcia Chamixaes, as obras saltam aos olhos. Animais, seres míticos e vários elementos da natureza se misturam ao traço de Samico, que é facilmente reconhecido pelo tom poético. “Ao longo do tempo, para cada projeto, teremos um curador que possua um lastro importante e que venha a contribuir muito com a exposição em cartaz, por isso fizemos questão de começar com Moacir dos Anjos, que é uma grande referência no mercado”, comenta Marcelle. Em tempo, “Devorador de Estrelas” fica disponível até 6 de fevereiro e promete ser uma das várias programações ao longo deste e do próximo ano.

Acervo robusto: grandes nomes
O lugar nasce com a gestão dos espólios de artistas importantes, a exemplo de Samico e Abelardo da Hora. Segundo os fundadores, a galeria apresentará os grandes nomes da arte brasileira ao lado dos maiores expoentes pernambucanos. No acervo estão Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Burle Marx, Abelardo da Hora, Zé Cláudio, Reynaldo Fonseca, Tereza Costa Rêgo, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Rubem Valentim, José Cláudio, Gil Vicente, Brenannd e João Câmara. A parceria com galerias de outros estados embasa uma atuação estratégica de olho no deslocamento do eixo artístico convencional Rio-São Paulo.

As linguagens contemporâneas também têm seu espaço. Razão para acervo com trabalhos de Tunga, Miguel Rio Branco, Paulo Pasta, José Damasceno, Rodrigo Andrade, Túlio Pinto, Emmanuel Nassar, Felipe Cohen, Tatiana Blass e Paulo Whitaker. No casting local estão jovens artistas, como Ramonn Veitez e Rayana Rayo. Para o sócio-fundador Eduardo Suassuna, nome conhecido no mercado da arte há quase dez anos, “a Marco Zero foi concebida como um centro cultural para o qual confluem diferentes gerações e correntes artísticas, da arte moderna à contemporânea, onde artistas consagrados encontram-se com talentos em ascensão”, defende.

Estrutura aberta
A estrutura conta com uma biblioteca que promete se manter em constante formação, disponível para consulta. Ainda de acordo com os idealizadores, eis um lugar de encontro, com viés institucional, que promete buscar parcerias com instituições educacionais e museus. “Somos uma galeria convencional, que comercializa, mas que também funciona como um centro de difusão cultural, promovendo palestras e trazendo historiadores para compartilhar suas experiências", completa Marcelle.

SERVIÇO
Endereço: avenida Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h
Telefone: (81) 3787-4630
Instagram
Entrada franca

Veja também

Alec Baldwin nega ter atirado na diretora assassinadaTrágédia

Alec Baldwin nega ter atirado na diretora assassinada

Feira da Literatura Infantil começa nesta quinta (2) e vai até domingo (5) no bairro das GraçasZona Norte

Feira da Literatura Infantil começa nesta quinta (2) e vai até domingo (5) no bairro das Graças