A-A+

Galo da Madrugada abre alas à folia neste Sábado de Zé Pereira

O desfile irá unir artistas do Estado e nacionais no comando dos trios. Entre as duas, Pablo Vittar e Romero Ferro e Marcelo Falcão e Elba Ramalho

Galo da Madrugada giganteGalo da Madrugada gigante - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O Galo Gigante está à espera do folião. Em pé, reinando na ponte Duarte Coelho, na Boa Vista, Centro do Recife. Há 53 anos é assim. A ansiedade também. Mas o tradicional símbolo do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, chega para a sua versão de 2020 batizado de “Galo Circense de olho no futuro”. São 28 metros de altura e sete toneladas de peso. Ele é ecofuturista. Vestido com resíduos tecnológicos, o Galo tem luzes de LED como a principal atração. Seu grande momento está agendado para as 9h deste Sábado de Zé Pereira (22), quando o bloco começa a tomar as ruas centrais da capital pernambucana.

O Galo da Madrugada 2020 vai homenagear grandes nomes da cultura popular pernambucana, como J. Borges, Mestre Galo Preto, Carmem Folni-ô, Jaqueline Xukuru, Cléo Pankararu, Caju e Castanha e Mestre Dila de Caruaru. O desfile de seis quilômetros terá 30 trios elétricos, seis carros e nove alegorias, além de bonecos gigantes. O cenógrafo do bloco, Ari Nóbrega, contou que todos os desenhos para os carros alegóricos foram feitos por J. Borges e seguem a temática da literatura de cordel e xilogravura, trazendo elementos da cultura nordestina.

Leia também:
Os principais camarotes do Galo da Madrugada
Galo gigante está de pé para o Carnaval 2020
Com metrô em operação especial no dia do Galo, ônibus terão reforço 

O desfile irá unir artistas de Pernambuco e de outros estados no comando dos trios. Entre as duplas atrações, Pablo Vittar e Romero Ferro e Marcelo Falcão e Elba Ramalho. O percurso passará por seis bairros: São José, Santo Antônio, Coelhos, Cabanga, Boa Vista e Bairro do Recife.

O desfile também terá uma pegada ecológica. O último trio contará com mais de 200 catadores de 10 cooperativas que recolherão todos os resíduos sólidos gerados no bloco, como latinhas de alumínio, plástico e papelão. O percurso ainda contará com seis ecopontos. Uma empresa comprará todo o material captado por um preço acima do que oferecido pelos ferros velhos. Na frente da sede, um painel que mostrará a quantidade de material recolhido. A empresa calculará todo o CO2 emitido no Galo da Madrugada e tudo será convertido com o plantio de árvores.

Transporte
Quem vai de ônibus ao desfile do Galo da Madrugada precisa ficar atento ao esquema especial organizado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. No dia, 153 linhas que circulam pelo bairro de São José, e proximidades terão mudanças em suas operações. Desse total, 72 linhas receberão reforço em frota e viagens. Além disso, outras 13 linhas especiais circulam para levar os foliões a diversos pontos do Recife, de Olinda e de Camaragibe até o foco da folia.

Ao todo, segundo o consórcio, 1.878 ônibus farão 20.014 viagens durante todo o sábado. Ou seja, 342 veículos e 3.028 viagens a mais que nos sábados habituais de operação. Outros 50 veículos estarão disponíveis em Terminais Integrados e bairros da Região Metropolitana - TI Igarassu, avenida Mário Melo, Shopping Tacaruna, TI Camaragibe, TI CDU, Estação de BRT Derby, TI Xambá, rua da Aurora, TI Jaboatão, Terminal de Santa Rita, TI Cabo e TI Largo da Paz. Estes ônibus entrarão em operação dependendo da demanda de passageiros.

As 42 linhas bacuraus que saem do Terminal de Santa Rita, entre 0h e 4h, terão um reforço em suas viagens. Às 5h30, entra em operação a linha especial 117 – Circular do Galo saindo do Terminal de Santa Rita em direção ao Shopping Tacaruna e, de lá, volta ao Centro do Recife ao custo de R$ 3,45, tarifa do anel A. Já às 7h começa a operar a linha 2461 – Shopping Camará (Galo da Madrugada), que sai do Shopping Center Camará em direção ao Centro do Recife e, de lá, de volta a Camaragibe ao custo de R$ 15, com pagamento feito em dinheiro.

BRT

No Sábado de Zé Pereira, os veículos de BRT do Corredor Norte/Sul serão substituídos por ônibus convencionais para que possam cumprir seus itinerários. As linhas 2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista), 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista) e 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista), que operam no Corredor Leste/Oeste, retornam a partir da Praça do Derby. Já os ônibus da 2480 – TI Camaragibe/Derby e da 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra operam normalmente.

Para orientar os foliões, das 12h às 18h, 40 divulgadores do Grande Recife Consórcio estarão nas ruas distribuindo material informativo, indicando as paradas dos ônibus no Centro do Recife. A principal orientação é que, na volta para casa, o passageiro pegue o ônibus no mesmo ponto em que desceu do coletivo.

Veja também

Itaú Cultural Play exibe filmes inéditos da Mostra Internacional de Cinema
Streaming

Itaú Cultural Play exibe filmes inéditos da Mostra Internacional de Cinema

Oficina literária ministrada pelo escritor Paulo Caldas lança livro
Literatura

Oficina literária ministrada pelo escritor Paulo Caldas lança livro