A-A+

'Game of Thrones' chega ao fim neste domingo; lembre 10 momentos marcantes

O Portal FolhaPE fez um Top 10 com as cenas mais impactantes da série 'Game of Thrones'

Robb Stark durante o Casamento VermelhoRobb Stark durante o Casamento Vermelho - Foto: HBO/Divulgação

Com a exibição do último episódio de 'Game of Thrones', que será apresentado neste domingo (19), chega ao fim uma das séries mais influentes da cultura pop dos últimos anos. O Portal FolhaPE separou dez momentos importantes de 'GOT', um Top 10 que mostra a força da série - evitamos colocar cenas desta última temporada para evitar spoilers para quem ainda não viu.

10. BASTARDOS

A batalha entre Jon Snow e Ramsay Bolton, em 'A batalha dos bastardos' (6ª temporada, 9º episódio), teve, já no primeiro instante, um momento forte: a morte de Rickon Stark, que foi sequestrado por Ramsey. A luta foi uma representação angustiante de uma guerra: a multidão, o horror, a exaustão, o sangue, as mortes. À certa altura, quando tudo parecia perdido para Jon e seu exército, já que as forças de Bolton eram superiores, Sansa chega ao campo de batalha acompanhada por Petyr Baelish e outras famílias do norte, mudando os rumos da guerra. A derrota de Ramsey e sua morte, devorado por cães a pedido de Sansa, deram fim brutal a um personagem sádico.

Jon Snow na Batalha dos Bastardos

Jon Snow na Batalha dos Bastardos - Crédito: HBO/Divulgação

 

9. DAENERYS

Quando Daenerys entrou nas chamas que consumiam o corpo de seu marido, Drogo, segurando três ovos de dragões, ela tinha perdido parte de seu exército e seu bebê, que nasceu deformado. A morte de Drogo foi também resultado de ações de Daenerys, o que torna seu processo de luto ainda mais trágico. Seria a ruína de uma personagem que parecia estar perto de ter a força suficiente para atacar o reinado dos Lannister. Depois que as chamas apagaram, no entanto, os que restavam de seu exército ficaram sem acreditar no que viam: não apenas Daenerys sobreviveu como também dos ovos surgiram três dragões: Drogon, Viserion e Rhaegal, que seriam as ferramentas para os principais massacres feitos por Daenerys. Foi aí, em 'Fire and Blood' (1ª temporada, 10º episódio), que Daenerys se tornou a Mãe dos Dragões.

Daenerys sai das chamas com dragões

Daenerys sai das chamas com dragões - Crédito: HBO/Divulgação

 

8. WALK OF SHAME

Cersei é uma das vilãs mais interessantes de Game of Thrones. A atriz Lena Headey coloca, em cada gesto, expressão e fala, uma carga de ironia, arrogância e superioridade que consegue afetar o espectador. Ver todas essas características gradualmente ruírem, a partir de sua prisão, em 'The Gift' (7º episódio da 5ª temporada), pelo Alto Pardal, foi uma queda que modificou a personagem. O ponto máximo desse declínio foi a Caminhada da Vergonha ('Walk of Shame'), em que Cercei andou nua, em meio ao povo, do Septo de Baelor até o castelo. Durante o percurso, ela sofreu uma quantidade surpreendente de humilhações e agressões. Sua vingança foi brutal e rendeu outro grande momento da série: a explosão do Septo onde ela permaneceu presa.

Cersei durante a Caminhada da Vergonha

Cersei durante a Caminhada da Vergonha - Crédito: HBO/Divulgação

 

7. REI DA NOITE

O chefe dos Caminhantes Brancos, o Rei da Noite, é um dos vilões menos explorados em Game of Thrones. É uma das frustrações da série: desde o primeiro episódio que esses inimigos são mencionados, sempre como ameaças sobrenaturais, uma espécie de lenda mítica em Westeros, mas a conclusão desse arco dramático parece apressada e pouco criativa. No final, os Caminhantes Brancos acabaram restringidos a poucos episódios impactantes. Mas há pelo menos dois momentos marcantes: 'Hardhome' (8º episódio da 5ª temporada), quando o Rei da Noite dá vida a uma grande quantidade de mortos depois de uma dura batalha, mostrando a extensão de seu poder, e 'Beyond the Wall' (6º episódio da 7ª temporada), quando ele joga uma lança de gelo e mata Viserion, um dos dragões de Daenerys.

 

6. NED STARK

A morte de Ned Stark em 'Baelor' (9º episódio da 1ª temporada) foi o primeiro momento em que 'Game of Thrones' revelou, com elevada potência trágica, o que seria sua característica narrativa mais marcante, em que personagens principais morrem de forma impactante e inesperada. Ned aceitou o pedido de seu antigo amigo, o rei Robert Baratheon, de servir como a Mão do Rei. Com seu sentido aguçado de dever e honra, Ned foi facilmente manipulado em Porto Real; depois da morte de Robert, Ned achou que seria fácil colocar os culpados na prisão, mas foi derrotado e considerado traidor. Sua morte, um momento ainda mais emocionante por ser presenciada por sua filha, Arya, foi também um ponto importante na trama, pela forma como afetou as relações entre as famílias Lannister e Stark.

Ned Stark é executado por traição

Ned Stark é executado por traição - Crédito: HBO/Divulgação

 

5. ENVENENAMENTO

Joffrey Baratheon é talvez o personagem mais odiado da série - disputa acirrada com Ramsay Bolton. Ao longo de quatro temporadas, Joffrey torturou uma grande quantidade de personagens - crianças, jovens e adultos -, com ameaças, humilhações, agressões físicas e ataques emocionais. Primeiro como príncipe e depois como rei, Joffrey é um personagem particularmente cruel pela forma abominável como se comporta em qualquer situação social. Sua morte, em 'The Lion and the Rose' (2º episódio da 4ª temporada), envenenado durante sua festa de casamento, foi um dos primeiros momentos em que os Lannister realmente sofreram perdas importantes, o instante inicial em que tiveram que encarar a raiva e a dor do luto. Começou aí o declínio da família mais rica de Westeros.

Joffrey é envenado durante sua festa de casamento

Joffrey é envenado durante sua festa de casamento - Crédito: HBO/Divulgação

 

4. TYWIN

A morte de Tywin, um dos homens mais poderosos de Westeros, ocorreu quando ele estava de pijamas, sentado no banheiro. Antes de atirar a primeira de duas flechas, Tyrion, que tinha acabado de matar Shae, mulher que amava, teve mais um de seus bons momentos, um diálogo impactante com seu pai. É uma conversa curta, que sugere uma quantidade revoltosa de sentimentos que sempre permaneceram na iminência de serem ditos. Foi o evento que fez Tyrion iniciar uma jornada que o levaria até Daenerys, tornando-se um conselheiro importante na trajetória da Mãe dos Dragões. A morte de Tywin marcou também um ponto fundamental no declínio dos Lannister: sem a inteligência do pai, Jaime e Cersei passaram a tomar decisões que afetaram o domínio que tinham sobre Westeros.

 

3. A MONTANHA E A VÍBORA

A luta entre Oberyn e Montanha em 'The Mountain and the Viper' (8º episódio da 4ª temporada) está nesta lista não apenas pelo combate em si - um dos momentos mais violentos entre séries -, mas também pelo contexto. Tyrion foi condenado injustamente e, depois de um discurso brilhante em seu julgamento, ele escolhe a opção 'julgamento por combate', ocasião em que sua liberdade estaria condicionada a uma vitória em uma luta. Oberyn escolheu lutar em nome de Tyrion contra o campeão escolhido por Cersei, Montanha, o guerreiro mais forte do reino. A intenção de Oberyn não era salvar Tyrion; sua motivação era vingança pessoal: anos antes, Montanha estuprou e matou sua irmã, Elia, e sua sobrinha. A luta entre os dois tem, além de uma ótima coreografia, o ritmo empolgante do ódio de Oberyn, que grita como um canto lúgubre acusações contra seu inimigo. O resultado do combate é chocante.

Luta entre Oberyn e Montanha

Luta entre Oberyn e Montanha - Crédito: HBO/Divulgação

 

2. HODOR

Viagem no tempo é um tema delicado em termos de narrativa: pode gerar buracos no roteiro, perguntas sem resposta. Em 'Game of Thrones', a viagem no tempo é usada especialmente em dois momentos como um recurso narrativo para reforçar a estrutura dramática da série: quando Bran descobre a identidade dos pais de Jon, fato que o colocaria como sucessor ao Trono de Ferro, e quando percebe o que fez Hodor ser do jeito que é, um homem que fala apenas seu próprio nome, em 'The door' (5º episódio da 6ª temporada). É um dos momentos mais tristes da série: para salvar Bran e Meera, Hodor segura a porta, tentando conter um exército de mortos-vivos. Enquanto Meera grita repetidas vezes 'Hold the door' ('Segure a porta'), Bran está revivendo o passado, na adolescência de Hodor, e nota que o jovem entra em colapso e cai no chão, gritando 'Hold the door' até que a frase se contrai para 'Hodor'.

 

1. RED WEDDING

Boa parte dos momentos mais fortes de 'Game of Thrones' envolve a morte de algum personagem importante. Em termos de surpresa e grande emoção, o prêmio de cena mais marcante da série vai para o que ficou conhecido como 'Casamento vermelho', em 'The Rains of Castamere' (9º episódio da 3ª temporada). A sequência da morte de Robb Stark foi imprevista, chocante e bem narrada. Os Stark vão até um banquete promovido por Walder Frey, como forma de selar a amizade (Robb não apenas negou a se casar com uma de suas filhas, como também se casou com outra mulher). Durante a festa, Catelyn, a mãe de Robb, percebeu quando a música no ambiente mudou: começaram a tocar a melodia dos Lannister, seus rivais. Percebeu, em seguida, que, enquanto seu filho se divertia, os soldados dos Frey trancavam as portas. O que ocorreu em seguida foi uma mistura brutal de susto, violência e tragédia.

Robb Stark durante o Casamento Vermelho

Robb Stark durante o Casamento Vermelho - Crédito: HBO/Divulgação

 

MENÇÃO ESPECIAL

Antes de se tornar uma personagem que, na busca por poder, se transformou em uma espécie cruel de líder, Daenerys protagonizou um momento importante. A Mãe dos Dragões se tornava cada vez mais influente: chegava a cidades e libertava escravos, transformando-se em uma figura popular por se afastar do que se espera de um rei ou uma rainha. Antes de discursar para escravos e a elite de Meereen, há uma breve e empolgante luta entre o campeão dos homens de poder e Daario Naharis. A fala de Daenerys é, talvez, o ponto alto da personagem: uma figura que tenta promover mudanças sociais empoderando escravos, alterando tradições, transformando a forma como as injustiças sociais se enraízam nas sociedades.

Daenerys discursa para a cidade

Daenerys discursa para a cidade - Crédito: HBO/Divulgação

 

Veja também

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13
FAMOSOS

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália
Leilão

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália