Gerlane Lops e Belo Xis serão os homenageados do Carnaval do Recife 2019

O prefeito Geraldo Julio anunciou nesta segunda-feira (7) a homenagem aos cantores Belo Xis e Gerlane Lops

Belo Xis e Gerlane Lops são os homenageados do Carnaval do Recife 2019Belo Xis e Gerlane Lops são os homenageados do Carnaval do Recife 2019 - Foto: Andrea Rego Barros/PCR

A Prefeitura do Recife anunciou ontem que Gerlane Lops e Belo Xis serão os homenageados do Carnaval do Recife deste ano. Belo e Gerlane representam duas gerações que fazem o Samba crescer na cidade, que já é o terceiro maior polo do gênero no Brasil.

Ainda sem acreditar, Gerlane conta que é esse reconhecimento que faz toda a trajetória valer a pena. "Eu escolhi o Recife para me fixar e fixar meu trabalho. Ter esse reconhecimento aqui, na cidade que escolhi pra mim, é muito importante e gratificante. Me sinto muito honrada, pois compensa todo o esforço e mostra que estou no caminho certo", fala. Já para Belo Xis, a homenagem valoriza a luta do artista pelo Samba no Estado. "Eu sei o quanto colaborei para o Samba ser devidamente reconhecido. São 45 anos de carreira dedicados ao gêneto, e receber essa homenagem em vida é magnífico. Foi uma grata surpresa", afirma.

Com mais de duas décadas de carreira, Gerlane, que mantém o Recife Samba de PE, projeto que está em cartaz desde 2011 e tem como missão apresentar o melhor do samba, destaca que essa homenagem faz com que o público que aprecia o gênero se sinta representado e abre espaço, sobretudo, para mais mulheres sambistas. "Não é uma conquista só minha. Compartilho ela com todas as mulheres que buscam espaço no Samba. Ser homenageada, ao lado de Belo Xis, marca a presença feminina nesse cenário, e isso é fundamental para nós".

Leia também:
Gerlane Lops comemora sete anos do Recife Samba de PE


Com 71 anos de idade, Antônio José de Santana, mais conhecido como Belo Xis, é filho de pai e mãe de sambistas e já cresceu entre rodas de samba no quintal de casa. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, gravou com Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Leci Brandão e Neguinho da Beija Flor. Lançou cinco LPs e sete CDs. O artista, que há 45 anos levanta a bandeira do Samba no Estado, é compositor e intérprete da Gigantes do Samba, agremiação da Bomba do Hemetério, e dedica essa homenagem a todos que caminharam ao lado dele. "Eu agradeço aos meus amigos e à minha família, que sempre estiveram ao meu lado nessa trajetório. Pude dar esse orgulho para eles e para mim também", finaliza.

Em anúncio, o prefeito Geraldo Julio afirmou que Gerlane e Belo simbolizam a relação do recifense com o samba. "A população curte muito e gosta muito do samba e esses dois ícones representam muito bem este sentimento na nossa cidade".

Veja também

'Os últimos dias de Gilda' é selecionada para o Festival de Berlim
Série brasileira

'Os últimos dias de Gilda' vai para o Festival de Berlim

BBB21: Fiuk parece estar saturado de flertes com Juliette
REALITY

BBB21: Fiuk parece estar saturado de flertes com Juliette