Cultura+

Gibicleta: união perfeita de bike e HQs

Empreitada junta quadrinhos e bike, oferecendo a comodidade de receber em casa livros escolhidos a dedo; serviço está disponível em todo o Recife

Damião Santana, designer baiano, idealizador da GibicletaDamião Santana, designer baiano, idealizador da Gibicleta - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O que fazer com um acervo crescente de quadrinhos? Como manter esse hábito de consumir e conhecer novos trabalhos de uma arte que não para de se expandir? A solução pode vir de uma ideia pragmática da namorada, impressionada com a velocidade com que você adquire novos títulos.

Quadrinhos - Gibicleta

Liberdade poética à parte, a tirinha acima resume o momento espontâneo que fez nascer a Gibicleta, serviço de entrega de quadrinhos em domicílio. Damião Santana, designer baiano radicado no Recife há 17 anos, é o protagonista dessa história de empreendedorismo criativo que envolve compartilhamento de produtos, ativismo urbano, em uma roupagem contemporânea ancorada nas novas plataformas. Essa empreitada, que junta quadrinhos e bike, oferece a comodidade de receber em casa livros escolhidos a dedo.

Simples de participar, basta o leitor/usuário se cadastrar e pagar R$ 10 por livro para recebê-lo (além de tê-lo também coletado no prazo de uma semana). O acervo é diversificado e muito bem construído ao longo de mais de 20 anos, girando em torno de 300 títulos. Pode parecer modesto, mas a Gibicleta é fonte segura de boas publicações de diferentes matizes. Super-herói, autoral, independente, zines... O leque é grande, a qualidade também.

Damião Santana, designer baiano radicado no Recife há 17 anos, é o protagonista dessa história de empreendedorismo criativo

Damião Santana, designer baiano radicado no Recife, é o protagonista dessa história de empreendedorismo criativo - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


Damião se considera mais um ativista das bicicletas do que dos quadrinhos. Certamente pela necessidade latente de desafogarmos as vias das nossas cidades. Aqui, o que ele fez foi casar o lúdico com o prático, num modelo de negócios que cresce exponencialmente, sempre arrancando comentários encorajadores.

Muito embora a Gibicleta tenha iniciado atendendo somente à Zona Norte (Casa Forte, Casa Amarela, Parnamirim, Graças...) hoje ela atende todo o Recife. Além disso, já rompeu as fronteiras simbólicas, através das plataformas virtuais. O desejo explícito que o serviço estivesse em outras capitais mostra um potencial que talvez não se possa mensurar hoje, mas não será de estranhar iniciativas semelhantes surgindo no futuro em outros pontos do Brasil.

Desdobramentos de outra natureza também são uma realidade. Nesse curto espaço de tempo (pouco mais de dois meses), Damião foi procurado por uma funcionária do Sesc RJ, responsável por uma nova biblioteca, para auxiliar na construção do acervo. “Me contactaram dizendo que gostavam muito do que eu postava no Instagram. Assim surgiu o convite para essa curadoria, que fiz com o maior prazer”, confessa, num sorriso largo.

Ler quadrinhos é uma maneira de desacelerar a vida. Um escapismo estético para a turbe contemporânea, repleta de estímulos frenéticos. Aliar isso ao ritmo das pedaladas é um casamento que só traz alegrias para um público que abraça essas iniciativas com naturalidade e entusiasmo. É um diálogo perfeito entre o produto (serviço), a forma e seu público.

Damião se considera mais um ativista das bicicletas do que dos quadrinhos

Damião se considera mais um ativista das bicicletas do que dos quadrinhos - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


SERVIÇO

Como ter acesso aos livros em quadrinhos da Gibicleta:

1 - Siga o Instagram @gibicleta
2 - Faça o cadastro em www.gibicleta.com
3 - Escolha os gibis - via Insta ou planilha Google
4 - Combine a entrega via DM (mensagem direta) no Instagram

Valor: R$10, para cada exemplar escolhido
Prazo de devolução: uma semana

A cada devolução antecipada ganha-se 1 moeda gibicoin. Acomulando 10 gibicoins dá direto a leitura de um livro sem custos. O crédito pode ser transferido para um amigo.

Área de atuação: todo o Recife e proximidades.

CATEQUESE
Uma dica

Um dos prazeres de se ler quadrinhos é o de apresentar, ou catequizar, essa arte para novos leitores. Amigos, parentes, amores, todos que não são leitores usuais podem muito bem tornarem-se fãs das HQs. Alugue um livro por uma semana e o ofereça a um amigx queridx. Gibicleta vai te deixar bem na fita. 


Veja também

Quem é Karinah, cantora que postou foto com Belo em iate e já comprou mansão de Xuxa
Famosos

Quem é Karinah, cantora que postou foto com Belo em iate e já comprou mansão de Xuxa

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido
Famosos

Além de Deolane Barbosa, relembre outras famosas que já admitiram falta de libido

Newsletter