Luto

Gilberto Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru, morre aos 81 anos

Gilberto Biano, "Giba", como era conhecido, era filho de um dos fundadores da banda, culturalmente uma das mais tradicionais do Estado

Gilberto Biano morreu os 81 anosGilberto Biano morreu os 81 anos - Foto: Divulgação

Gilberto Biano, da Banda de Pífanos de Caruaru, morreu na última sexta-feira, em São Paulo, aos 81 anos. “Giba”, como era conhecido, era filho de Benedito Biano que junto com o irmão, Sebastião Biano, fundou o grupo de sopro do Agreste pernambucano.

Gilberto estava morando em São Paulo e lá foi enterrado, no sábado (16).  A causa da morte não foi divulgada.

Por meio de nota, A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lamentaram a morte de Gilberto Biano. Para Marcelo Canuto, da Fundarpe, ele representava a cultura pernambucana com maestria.


 



 “A música feita pelo grupo criado por Giba e seus familiares mostrou nosso Estado ao mundo. Inúmeros artistas importantes do Brasil e do mundo foram apresentados à cultura popular pernambucana pela obra da Banda de Pífanos de Caruaru”, ressaltou Canuto.

Já o secretário Gilberto Freyre Neto declarou que  “Ele teve uma grande importância como idealizador da Banda de Pífanos de Caruaru, uma das mais importantes expressões artísticas do Estado”.
 

Grammy Latino
Em 2004, a Banda de Pífanos de Caruaru – que soma quase um centenário de carreira – foi vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raíz de Língua Portuguesa, com o trabalho “No Século XXI, no Pátio do Forró”.

A banda tem em sua discografia, pelo menos sete álbuns, entre eles “Raízes dos Pífanos” (1982), “Tudo Isso é João” e “A Bandinha vai Tocar”, estes últimos de 1999.

Veja também

Dead by Daylight e Rainbow Six Siege entre os jogos gratuitos do fim de semanaTECNOLOGIA E GAMES

Dead by Daylight e Rainbow Six Siege entre os jogos gratuitos do fim de semana

Conde Só Brega lança DVD com sucessos dos seus 22 anos de carreiraMúsica

Conde Só Brega lança DVD com sucessos dos seus 22 anos de carreira