Logo Folha de Pernambuco

MÚSICA

Gonzaga Leal realiza show tributo à Naná Vasconcelos no Teatro de Santa Isabel; confira

O espetáculo ''Naná Vasconcelos - Os Quatros Elementos e a Busca do Sagrado'', acontece neste domingo (28), às 17h

O musical conta com a direção musical de Bruno Nascimento, e a banda, que acompanha Gonzaga, é composta por Lucas Crasto, Fabiano Menezes,  Ângelo Lima e Aishá LourençoO musical conta com a direção musical de Bruno Nascimento, e a banda, que acompanha Gonzaga, é composta por Lucas Crasto, Fabiano Menezes,  Ângelo Lima e Aishá Lourenço - Foto: Divulgação

O histórico Teatro de Santa Isabel recebe o artista pernambucano Gonzaga Leal com o seu espetáculo inédito ''Naná Vasconcelos - Os Quatros Elementos e a Busca do Sagrado'' que, como o nome sugere, presta homenagem à obra de um dos maiores percussionistas brasileiros. A apresentação será neste domingo (28), a partir das 17h, com ingressos à venda na bilheteria do teatro.

O espetáculo, que faz parte do projeto "Santa Isabel em Cena", e faz um compilado do extenso repertório de Naná com a integração da interpretação de Gonzaga, intercalando textos sobre a amizade entre os dois artistas e seus encontros ao longo da vida. 

Reflexões
Além disso, Leal vai trazer à tona outras temáticas, como vida, paixão, utopia, morte e ressurreição, com o intuito de compreender a obra de Vasconcelos, músico pernambucano que faleceu em 2016, a partir do ponto de vista de criação e do impacto do músico como referência da percussão.

''De Naná Vasconcelos tudo sai de regiões muito profundas. Sua obra precipita o outro como uma queda, é impossível resistir à gravidade. E, no caminho, o que era queda, torna-se viagem por surpreendentes paisagens - a força dos tambores, a voz provocada, a interlocução da voz recolhida e, finalmente, o documento. Estes são os endereços da sua criação. É desse Naná Vasconcelos que irei falar e cantar - um desmanchador de cercas e um administrador de esperança'', disse Gonzaga Leal.

Após a abertura do show, o primeiro ato traz para o público uma reflexão sobre morte, vida e ressurreição, através da figura de Naná Vasconcelos como um artista disruptivo do tempo, que nem mesmo a cessação definitiva da vida será capaz de silenciar a obra desse manifestante cultural.

Intimidade
Orixá Naná Vasconcelos, era assim que Gonzaga Leal chamava o amigo, à vista dessa intimidade que o produtor dá continuidade ao show, transmitindo ao espectador a intensidade da sua amizade.

Esse elo proporciona a presença no roteiro de inéditas frases ditas pelo percussionista pernambucano, antes de seu falecimento, que ganham uma nova perspectiva para serem interpretadas, assim como a exploração do sagrado na terceira parte do espetáculo, como expressa Gonzaga: "As frases que guardo desses momentos impõem sua presença como poeta e, para mim, um religioso poeta. No nosso último encontro, ele concluiu, assim como num jato: ‘o ser humano exige doutrina, que garanta a ressurreição dos corpos'".

O último ato ganha a sonoridade de "Vôo Cego’" de Lula Queiroga e Yuri Queiroga para prosseguir ao encerramento do espetáculo que honra o legado de Naná Vasconcelos a partir de seus ritmos tão marcantes e da sua vocação artística para comover o público.  

O musical conta com a direção musical de Bruno Nascimento, e a banda, que acompanha Gonzaga, é composta por Lucas Crasto, Fabiano Menezes, Ângelo Lima e Aishá Lourenço.

SERVIÇO
''Naná Vasconcelos - Os Quatros Elementos e a Busca do Sagrado''

Quando: 28 de abril, às 17h
Onde: Teatro de Santa Isabel - Praça da República,  s/n, Santo Antônio
Ingressos a partir de R$ 10 na bilheteria do Teatro de Santa Isabe
Instagram: @teatrosantaisabel

Veja também

Newsletter