Cultura+

Google Arts & Culture: Qual a obra de arte que é a sua cara?

Plataforma virtual Google Arts & Culture permite tirar uma ‘selfie’ para o app mostrar a pintura que tem traços semelhantes aos do rosto de cada pessoa

Phil Sharp, gerente mundial de produto do Google Arts & CulturePhil Sharp, gerente mundial de produto do Google Arts & Culture - Foto: Divulgação

Já parou para pensar com qual obra de arte você se parece? Será uma criação de Monet, Van Gogh ou Picasso, como a Monalisa? Pois agora você pode descobrir isso. É que o Google lançou esta funcionalidade no seu aplicativo destinado à arte. Basta baixar o Google Arts & Culture e tirar uma ‘selfie’ para o app mostrar a pintura que tem traços semelhantes aos do seu rosto.

“Há milhares de fotos no Google Arts. São 26 parceiros com retratos só no Brasil. Então, vamos pegar o seu rosto e buscar, no mundo todo, retratos que parecem com você. É uma forma de descobrir conexões com trabalhos de arte que provavelmente nunca iria encontrar e um exemplo de como a inteligência artificial pode criar novas conexões entre cultura e arte”, contou o gerente mundial de produto do Google Arts & Culture, Phil Sharp, que veio ao País para lançar a novidade durante o Google For Brasil 2018.

Pinacoteca

O local de lançamento não foi à toa: o museu que tem mais retratos disponíveis para os “matches” do Art Selfie estão no Brasil. É a Pinacoteca de São Paulo, que já teve 80 obras capturadas pela Art Camera do Google e ainda terá mais digitalizações até o fim do ano. Ainda há outros 420 obras de museus brasileiros na plataforma. Mas também há retratos de todo o resto do mundo. No total, são 1,6 mil até agora. Mas esse número ainda tende a crescer.

Leia também:
Exposição 'O Tempo dos Sonhos' traz arte tradicional aborígene para a Caixa Cultural
Exposição 'Caleidoscópio' está em cartaz no Museu do Trem
Potência do armorial em exposição que começa na Caixa Cultural Recife


Apesar de rastrear todo esse amplo acervo, o aplicativo mostra o seu ‘match’ artístico em poucos segundos. Normalmente, oferece até mais de uma combinação. E o usuário pode compartilhar a brincadeira nas redes sociais. O compartilhamento é até recomendado, porque, ao sair do aplicativo, os “matches” são perdidos. Afinal, a ideia é estar sempre disponível para uma nova selfie e uma nova combinação.

Há retratos de trabalhos artísticos de todo o mundo, com um acervo de 1,6 mil deles até o momento

Há retratos de trabalhos artísticos de todo o mundo, com um acervo de 1,6 mil deles até o momento - Crédito: Divulgação

 

   Acervo

O Google Arts & Culture é uma plataforma que reúne milhões de obras de museus de todo o mundo e permite que os usuários conheçam esse acervo com imagens de alta resolução. Ainda dá até para fazer um passeio virtual pelas salas de exposição. Os pernambucanos Paço do Frevo e Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) também podem ser explorados na plataforma.

O Brasil ainda está representado por pastas temáticas especiais como a que mostra os projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e a que detalha o Movimento Tropicália - esta última, por sinal, acaba de ser lançada pela Google.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter