Logo Folha de Pernambuco
Tributo

Google homenageia gaitista ícone do jazz, 'Toots' Thielemans

Google fez homenagem a Thielemans, gaitista belgaGoogle fez homenagem a Thielemans, gaitista belga - Foto: Reprodução / Google

O Google apresentou, nesta sexta-feira (29), um Doodle - imagem personalizada do site em tributo a alguma personalidade -  ao 100º aniversário de "Toots" Thielemans (1922 -2016), jazzista belga, conhecido por tocar gaita harmônica de boca e também por ser um impecável assoviador profissional. 

Críticos e apreciadores de jazz o reconhecem como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX. Nascido em Bruxelas e, 29 de abril de 1922, Thielemans começou sua carreira como guitarrista. Em 1949 entrou em uma jam session em Paris com Sidney Bechet, Charlie Parker, Miles Davis, Max Roach entre outros. Em 1951 participou de um tour com Bobbejaan Schoepen.

Mudou-se para os EUA em 1952, onde foi membro do Charlie Parker's All-Stars. Tocou e gravou com nomes com Ella Fitzgerald, The George Shearing Quintet, Quincy Jones, Bill Evans, Paul Simon, Billy Joel, Astrud Gilberto, Elis Regina, Sivuca e outros.

Seu maior sucesso é "Bluesette", música marcada pelo assovio e guitarra em uníssono. Bluesette foi um grande sucesso mundial no ano de 1962, tendo sido posteriormente regravada pelo próprio Thielemans e por muitos outros artistas de vários países. Sua harmônica peculiar pode ser ouvida também nas trilhas de diversos filmes como Midnight Cowboy e em programas de televisão de várias nações. Como assoviador profissional também gravou trilhas sonoras, principalmente para comerciais de TV, ao longo de sua carreira.

Nos anos 90 Toots embarcou em projectos temáticos sobre world music. Em 1998, lançou o álbum "Chez Toots", que incluía o tema Les Moulins De Mon Coeur, com a participação do cantor Johnny Mathis.
 


Discografia

Alguns dos seus principais trabalhos:

    The Whistler And His Guitar (1964, ABC Paramount)
    Aquarela do Brasil (1969, Universal, com Elis Regina)
    Only Trust Your Heart (1988)
    Footprints (1991, Universal)
    The Brazil Project (1992, BMG)
    The Brazil Project vol 2. (1993, BMG)
    Compact Jazz (1993, Verve)
    East Coast, West Coast (1994)
    Chez Toots (1998)
    The Live Takes, volume 1 (2000, Quetzal records)
    Hard to Say Goodbye, the very best of Toots Thielemans (2000, Universal)
    Toots Thielemans & Kenny Werner (2001, Universal)
    One More For The Road (2006, Verve)

Veja também

Newsletter