Cultura+

Governador sanciona lei que cria o Dia da Ciranda em Pernambuco

Cerimônia no Palácio do Campo das Princesas oficializou o dia 10 de maio como Dia da Ciranda e anunciou os homenageados da 20ª Fenearte

Homenageados da Fenearte 2019: Dona Duda, Mestre Baracho (representado pelas filhas Dona Biu e Dona Dulce) e Lia de ItamaracáHomenageados da Fenearte 2019: Dona Duda, Mestre Baracho (representado pelas filhas Dona Biu e Dona Dulce) e Lia de Itamaracá - Foto: Ed Machado/Divulgação

A lei que cria o Dia Estadual da Ciranda foi sancionada na tarde desta sexta-feira (10) pelo governador Paulo Câmara, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. O evento contou com a presença de cirandeiros, representantes do poder público, jornalistas e convidados.

“A partir de agora fica marcado. Todo dia 10 de maio, o povo pernambucano está convocado a celebrar a cultura do nosso estado por meio de um de suas manifestações mais bonitas”, afirmou o governador em seu pronunciamento.

A data escolhida faz referência ao nascimento de Mestre Baracho, que faleceu em 1988. Dona Dulce e Dona Biu, filhas do homenageado, também participaram da solenidade. A Lei nº 77, que institui a nova data no calendário pernambucano, é de autoria do deputado estadual Waldemar Borges (PSB).

Leia também:
Lia de Itamaracá festeja 75 anos com exposição e festa
Forró mais perto de virar Patrimônio Cultural do Brasil
Inscrições abertas para Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco


Durante a cerimônia de assinatura, também foram divulgados oficialmente os nomes dos homenageados da 20ª edição Fenearte, que ocorre entre os dias 3 e 14 de julho. Representando a ciranda, a feira reverencia as figuras Lia de Itamaracá, Mestre Baracho e Dona Duda. Após o anúncio, o evento foi encerrado com uma grande ciranda, que tomou conta do pátio da sede do poder executivo de Pernambuco.

Veja também

Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anos, no Rio
LUTO

Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anos, no Rio

Entenda a treta entre o irmão de Marília Mendonça e Naiara AzevedoBBB 22

Entenda a treta entre o irmão de Marília Mendonça e Naiara Azevedo