FIG 2024

Governo do Estado decide não participar da organização do Festival de Inverno de Garanhuns

Anúncio veio após a Prefeitura de Garanhuns antecipar, nesta terça-feira (2), programação da 32ª edição do Festival

Foto: Costa Neto/FIG

O anúncio dos artistas nacionais que se apresentarão no Polo Mestre Dominguinhos, principal palco do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), feito pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), nesta terça-feira (2), foi determinante para que o Governo do Estado tomasse a decisão inédita de não participar da realização da 32ª edição do evento, passando a ser apenas patrocinador.

A coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura de Garanhuns e sem a participação de representantes do Governo de Pernambuco, foi mais um capítulo do imbróglio entre as duas gestões, que se desenrola desde o ano passado.

 

Impasse
Com a realização do FIG de 2023, primeiro ano da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), foi evidenciado um impasse. Naquele ano, com o gestor municipal anunciando que a prefeitura iria tomar a frente da organização do evento na edição seguinte.

A partir de então, a prefeitura do município do Agreste anunciou atrações para o evento de 2024 - já com oito artistas divulgados no mês de agosto e outros em setembro.

Desde então, o protagonismo sobre o FIG estava sendo disputado entre prefeitura e Governo.


“A gente está enxergando como uma disputa entre duas partes que querem realizar o evento. E como não houve co-realização de ambas as partes, o governo está tomando essa decisão, diante do que foi apresentado.

A gente está pensando no FIG enquanto política pública, dada a grandiosidade do evento e no que a gente poderia fazer para o segmento da cultura. Nessa condição que foi apresentada hoje, a gente não entra como realizador do evento desse ano”, explicou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, destacando que a decisão vale apenas para a próxima edição. 

 

“Vou esperar um posicionamento de forma oficial do Governo do Estado para poder tomar um posicionamento. Acho que a gente está diante de um governo que é imprevisível. A gente está procurando o diálogo. Quem procurou [o diálogo] fomos nós, desde o ano passado, quando a gente anunciou que iríamos fazer o FIG. (...) Estava fluindo e buscamos o diálogo para fazer uma parceria e o formato do FIG em conjunto.

Caso se confirme, vamos fazer da maneira que a gente planejou. Um FIG grandioso e com responsabilidade. Um evento com investimento de R$ 15 a R$ 16 milhões e com a iniciativa privada que estamos buscando e com alguns parceiros”, disse o prefeito Sivaldo Albino.

Programação
De acordo com a presidente da Fundarpe, Renata Borba, havia um esforço do para viabilizar uma cooperação, frustrado com o anúncio antecipado das atrações.
 


“Há 15 dias, a gente podia ter lançado todos os editais. A gente começou o diálogo com a prefeitura. Só a governadora recebeu o prefeito duas vezes. Houve uma primeira reunião técnica em que a Fundarpe apresentou, em março, tudo que tinha planejado. A gente queria construir coletivamente. Em um segundo momento, a governadora sentou com o prefeito para colocar no papel tudo que é atribuição do Governo e do município”, relatou.
 

Entre as novidades reveladas pela prefeitura, estão as contratações de artistas como Nattan, Péricles, Raphaella Santos, Edson Gomes, Pablo, Maria Gadú, Ritchie e Paulo Ricardo.

Outras atrações já haviam sido divulgadas anteriormente pela Prefeitura, como Pitty e Os Paralamas do Sucesso. O FIG 2024 está previsto para ocorrer entre os dias 11 e 28 de julho, ocupando 20 polos.

Veja também

Boninho diz que votação para último paredão do "BBB 24" está "surpreendente"
BBB 24

Boninho diz que votação para último paredão do "BBB 24" está "surpreendente"

Quem são os finalistas do BBB 24? Conheça os perfis e relembre a trajetória
BBB 24

Quem são os finalistas do BBB 24? Conheça os perfis e relembre a trajetória

Newsletter