Cultura

PM volta para Cultura duas semanas depois de demitido

O capitão da PM André Porciuncula foi nomeado para chefiar a subpasta de Fomento em agosto

André PorciunculaAndré Porciuncula - Foto: Reprodução/ Facebook

O capitão da PM André Porciuncula voltou a ser nomeado para chefiar a subpasta de Fomento, na Secretaria Especial da Cultura do governo Bolsonaro. Há duas semanas, a Casa Civil havia tornado sem efeito a primeira nomeação de Porciuncula para o mesmo cargo -ele havia sido nomeado em agosto. Nesse ínterim, o PM não chegou a assinar nenhum ato administrativo.

Nas redes, ele se mostra defensor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), já fez críticas aos "autoproclamados iluministas" e posta frases como "a cultura é um insight espiritual de primeira grandeza, é o evento teofânico em que o culto (cultura) brota em uma sociedade e define todos os demais aspectos da existência humana".

Na semana passada, o governo Bolsonaro chegou a designar o advogado Paulo Roberto Tellechea Sanchotene como secretário substituto da pasta de Fomento e Incentivo à Cultura. Em abril, Sanchotene escreveu um texto em defesa da conduta do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à pandemia. O título do texto era "Keep Calm and Trust Mandetta".



Outro nome que foi demitido para em seguida ser conduzido para outro cargo comissionado é Maurício Noblat Waissman, que atualmente está como secretário de Desenvolvimento Cultural. Ele atuava como coordenador-geral da Política Nacional de Cultura Viva, mas foi demitido pela então chefe da Secretaria Especial da Cultura, a atriz Regina Duarte.

No Facebook, Waissman se apresenta como um "cristão, conservador, bolsonarista raiz, escritor, palestrante, professor, advogado, artista plástico e cronista dos absurdos tragicômicos do cotidiano".

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter