Logo Folha de Pernambuco

Cultura+

Grande Encontro Reggae Roots celebra o ritmo da Jamaica

Festival ocorre, nesta terça-feira (20), no Pátio de São Pedro, reunindo músicos de diversas gerações

Marcelo Santana, Ívano e Valdi AfonjahMarcelo Santana, Ívano e Valdi Afonjah - Foto: Guinné/Divulgação

Com o objetivo de celebrar e conceder uma maior visibilidade ao reggae dentro do circuito musical da Cidade, o Pátio de São Pedro recebe hoje o Grande Encontro Reggae Roots PE, reunindo três dos maiores nomes da cena local. Marcelo Santana, Ívano e Valdi Afonjah apresentam ao público seus maiores sucessos, a partir das 19h. Wagner Staden, produtor do evento, comenta a necessidade de realizar um festival desse porte. "A gente deseja que com esse Grande Encontro o reggae tenha mais um reforço na busca pelo seu reconhecimento. Ainda acontece muita discriminação com quem faz e com quem escuta o ritmo", afirma. A abertura do show fica por conta do músico Eric Gabinio, integrante de uma nova leva de artistas que estão executando o atual momento do reggae no Estado.

Leia também:
Livro 'Vozes Transcendentes: Os novos gêneros na música brasileira' traz vivências de cantores LGBT
Cultura do machismo está em todos gêneros musicais


"É importante um festival como este porque aproxima gerações, o reggae de ontem e o de hoje" diz Marcelo Santana, que há mais de 20 anos se dedica não só ao ritmo jamaicano como também à MPB. Nascido e criado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, Marcelo também cita a importância social que o gênero possui nas periferias. "Segue sendo um movimento de libertação, e é legal observar que a internet tem um papel fundamental nisso, ajudando na divulgação de trabalhos dos artistas" comenta o artista, que vê na cena atual do gênero musical um movimento com boas ideias.

Porém Ívano revela uma preocupação com novos músicos que não compõem suas próprias canções e optam por apenas realizar tributos a artistas consagrados. "Não há problema nenhum em cantar músicas do Bob Marley em show, por exemplo, mas precisa escrever suas próprias canções". Ívano, que desde a década de 1970 é parte atuante na difusão do reggae em Pernambuco, reforça o coro de insatisfação de profissionais da música que não possuem seus trabalhos incentivados pelo poder público. "O preconceito é enorme, e os cachês pequenos. Eles pensam que acontece muita confusão nas apresentações, enquanto é a tranquilidade que reina".
Ainda sobre a produção atual de músicas acontecendo na cidade, Valdi Afonjah também reitera a importância de composições próprias dos artistas, tendo inclusive o próprio Valdi como um dos músicos que irá lançar álbum novo esse ano. "A produção constante de faixas ou disco chama atenção dos organizadores, dos produtores. A cena só se move assim", aponta. Autodidata, Valdi gravou quatro álbuns desde a década de 1980. "Esse resgate da cultura é tão urgente e necessário, é uma honra fazer parte disso", finaliza.

Serviço:
Grande Encontro Reggae Roots PE
Quando: hoje, a partir das 19h
Onde: Pátio de São Pedro, Santo Antônio, Recife
Acesso gratuito

Veja também

BBB 25: Joselma e Guilherme, sogra e genro pernambucanos, vencem votação e entram no elenco
BBB 25

BBB 25: Joselma e Guilherme, sogra e genro pernambucanos, vencem votação e entram no elenco

Arrecadação de "Ainda Estou Aqui" quase triplica após prêmio de Fernanda Torres
Cinema

Arrecadação de "Ainda Estou Aqui" quase triplica após prêmio de Fernanda Torres

Newsletter