Grupo Risco! oferece oficinas gratuitas de desenho e performance

Série de atividades formativas e gratuitas vai ocorrer em diversas localidades do Recife e de Olinda, entre setembro e maio

Grupo Risco! vai abrir inscrição para oito oficinas gratuitasGrupo Risco! vai abrir inscrição para oito oficinas gratuitas - Foto: Divulgação

O grupo Risco!, que trabalha com experimentação em desenho e performance, está abrindo uma série de atividades formativas e gratuitas em diversas localidades do Recife e de Olinda. Entre setembro e maio, vão ser oferecidas oito oficinas que articulam a expressão gráfica e a performance corporal.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas mediante o envio de carta de intenção para o e-mail [email protected] Mais informações podem ser conferidas nas páginas do Facebook e Instagram do Risco!

Leia também:
Rinaldo e grupo Risco promovem sessão de desenho em tempo real na Arte Plural
Inscrições abertas para oficinas e workshops no Molotov em Belo Jardim
Inscrições abertas para oficinas gratuitas do Festival Malakoff Duos


Ao todo, serão ofertadas 15 vagas, voltadas para maiores de 18 anos. As inscrições têm início sempre dez dias antes do início da atividade. Não há pré-requisito técnico para a participação nas ações, e os interessados poderão participar de até duas oficinas.

Cada uma delas terá a duração média de 10h, divididas em três turnos, e serão ministradas pelos artistas artistas Valéria Rey Soto, Nathália Queiroz, Demétrio Albuquerque, Vi Brasil, Heitor Dutra, Rinaldo Silva, Ianah Maia e a editora Livrinho de Papel Finíssimo.

Os encontros vão desde o exercício de técnicas das artes visuais (como o desenho criativo, o uso do pastel oleoso e práticas de gravura) até exercícios de modelo vivo e autopublicação. 

A primeira oficina teórico-prática será a de “Performance do Modelo Vivo”, ministrada pela artista Vi Brasil nos dias 26, 28 de setembro e 1º de outubro no Centro Cultural Benfica e no Edfício Pernambuco, no Centro do Recife (9º andar). A atividade vai abordar diversos aspectos que envolvem o trabalho da modelagem viva, a imobilidade e o corpo nu, assim como possibilidades de treinamento físico, preparação conceitual e desenvolvimento de projetos de performance.

Entre profissionais e iniciantes, já passaram pelo Risco! cerca de cem modelos, trabalhando com a diversidade de corpos de modelos, de identidades de gênero e de processos do fazer artístico.

Além das oficinas, também vão ocorrer uma mostra no Museu Murillo la Greca (com registros dos processos experienciados nas formações) e uma publicação impressa (voltada para registrar e manter a memória do projeto, e que será lançada no encerramento da mostra, no mês de maio de 2019).

Veja também

Porta dos Fundos é acusado de preconceito etário por vídeo de humor
Polêmica

Porta dos Fundos é acusado de preconceito etário por vídeo de humor

Justin Timberlake fala pela primeira vez sobre nascimento do segundo filho
Celebridades

Justin Timberlake fala pela primeira vez sobre nascimento do segundo filho