Cultura+

Grupo teatral Magiluth completa 15 anos de resistência e festa

O grupo teatral Magiluth celebra nova idade com presente para o público: vai encenar seis das suas produções no Recife, em Caruaru e em Surubim

Aos 15 anos, companhia Magiluth se tornou uma das mais respeitadas do paísAos 15 anos, companhia Magiluth se tornou uma das mais respeitadas do país - Foto: Pedro Escobar/Divulgação

Celebrar é uma forma de se manter na luta. É com essa ideia em mente que o grupo Magiluth comemora seus 15 anos de trajetória, com uma mostra de peças que integram seu repertório e apresentações no Recife, em Caruaru e em Surubim. Um dos mais destacados e premiados grupos do País, o Magiluth irá realizar suas encenações desta terça (02) até o dia 27 de outubro. Ao mesmo tempo, aguarda o resultado das indicações a três dos principais prêmios cênicos brasileiros (Shell, Aplauso e Associação Paulista dos Críticos de Arte) pela peça "Apenas o fim do mundo".


Atualmente formada por seis integrantes (Giordano Castro, Pedro Wagner, Lucas Torres, Erivaldo Oliveira, Bruno Parmera e Mário Sérgio Cabral), a companhia surgiu em 2004, na época em que parte deles cursava a Universidade Federal de Pernambuco. "Éramos quatro, eu, Lucas, Marcelo Oliveira e Thiago Liberdade", relembra Giordano. Das duas primeiras letras do prenome de cada um, surgiu a sigla Magiluth. "Hoje, fazemos 15 anos de trajetória, com dez espetáculos montados e tendo recebido vários prêmios pelas montagens que a gente fez. Somos um grupo que tem a alegria de dizer que circulou pelo Brasil inteiro com nossos espetáculos, percorremos todas as capitais, menos Palmas e Porto Velho. E agora é hora da celebração", acrescenta.

Leia também:
Magiluth apresenta 'Apenas o fim do mundo' no Mamam
Grupo Magiluth estreia espetáculo inspirado em Hamlet
Magiluth reapresenta "Luiz Lua Gonzaga" em espetáculo gratuito nesta quarta

Serão 15 apresentações, sendo seis espetáculos ("Aquilo que meu olhar guardou para você", "Dinamarca", "Luiz Lua Gonzaga", "Apenas o fim do mundo", "O canto de Gregório" e "1 torto") e um ensaio aberto da versão do coletivo para "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto. De 02 a 12 de outubro, as apresentações serão no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, no Recife, ao preço de R$ 30 (ou R$ 15 a meia entrada). Uma apresentação especial de "Luiz Lua Gonzaga" vai acontecer na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, no dia 04. Nos dias 13 e 14, o Magiluth estará em Surubim, onde se apresenta na Praça Dídimo Carneiro e no Reduto Coletivo, durante a programação gratuita da Mostra Ouro Branco de Artes. Em 19 de outubro, chegam a Caruaru, para integrar o Festival de Arte do Agreste (Feteag), também sem custos para o público. E de 23 a 27 de outubro, eles voltam a se apresentar no Sesc Santo Amaro.

Conhecidos por trilhar um caminho de pesquisa e experimentação cênica, os membros do Magiluth se dedicam a questões existenciais, temáticas sociais e análises políticas. "Se formos fazer uma análise de nosso percurso, o fato é que surgimos em meio a um momento muito efervescente e culturalmente favorável para o campo artístico, no início do primeiro governo Lula. Vimos a consolidação de políticas públicas para a cultura, tanto em nível federal como local, que agora vêm sendo ameaçadas. Então, fazer 15 anos nesse momento é algo muito simbólico, e acreditamos que é preciso celebrar a resistência de quem faz teatro no Brasil. Essa resistência que, apesar de todas os períodos tristes de nossa História, como a ditadura militar e o governo Collor, permitiu que o teatro sobrevivesse. A gente vai passar por isso e acreditamos que é preciso reafirmar a comunhão entre o artista e a plateia. É desse encontro que muitos produtores estão vivendo, provando que essa relação é mais forte do que as iniciativas que alguns gestores políticos vêm tomando para minar a classe o tempo todo", afirma Giordano. "Todos os nosso trabalhos têm um flerte com a festa, com a comemoração. Vamos continuar lutando, brindando, pulando de olhos fechados nas piscinas. 15 anos é só o começo".

 

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter