Performance

Grupo Totem compartilha terceira etapa da pesquisa 'Metamorfismo de (R)existência'

Processo de criação dará origem a um espetáculo com previsão de estreia em abril

Videoperformance "Aêotá"Videoperformance "Aêotá" - Foto: Zé Diniz/Divulgação

Desde 2019, o Grupo Totem está mergulhado no projeto de pesquisa “Metamorfismo de (R)existência”, que deve gerar um espetáculo com estreia prevista para meados de abril. Ao longo dos dois últimos anos, partes desse processo já foram divididas com o público. A terceira etapa desse compartilhamento ocorre nesta sexta-feira (14) e no sábado (15), com transmissão ao vivo pelo canal da companhia no YouTube, com demonstração de trabalho em vídeo e bate-papo.

No primeiro dia, às 20h, os integrantes do grupo participam de uma live para partilhar um recorte do trabalho ainda em fase de criação. No dia seguinte, a programação começa às 17h, com o lançamento da videoperformance “Aêotá”. Em seguida, às 17h30, é a vez da mesa de conversa “Descolonização, Arte e Resistência”, com a participação de Alice Moreira e Jailson de Oliveira, além de mediação coletiva dos integrantes do grupo.

Dois espetáculos anteriores do Totem são a base do projeto e vetores de partida para o surgimento de uma nova obra. A primeira fase da investigação ocorreu em cima do espetáculo “Ita”, com demonstração em dezembro de 2019. Já o segundo momento, que foi impulsionado por “Caosmopolita”, foi realizado já em formato virtual, um ano depois. 
 

Em cena, a pesquisa “Metamorfismo de (R)existência” traz as artistas Taína Veríssimo, Inaê Veríssimo, Íris Campos, Juliana Nardin e Lau Veríssimo. A sua origem está ligada à dissertação de mestrado do diretor do Totem, Fred Nascimento, que analisou a encenação performática do grupo. O trabalho é guiado a partir da ideia de descolonização, tomando como referência autores como Boaventura de Sousa Santos, Ailton Krenak e Davi Kopenawa Yanomami.

Veja também

Grammy será realizado em 3 de abril em Las VegasGrammy Awards

Grammy será realizado em 3 de abril em Las Vegas

Dia da Consciência Cristã volta a acontecer em Tamandaré no sábado (22)Música

Dia da Consciência Cristã volta a acontecer em Tamandaré no sábado (22)