A-A+

Grupo Totem lança videoperformance 'GeoPoesis'

Além de pesquisa em videoperformance, Grupo Totem apresenta espetáculo 'Retomada', nesta quarta-feira (22), no Teatro Marco Camarotti

Videoperformance "GeoPoesis", do Grupo Totem Videoperformance "GeoPoesis", do Grupo Totem  - Foto: Fernando Figueirôa/Divulgação

O Grupo Totem - coletivo pernambucano de teatro, dança e performance - abre ao público o encerramento do "GeoPoesis", projeto de pesquisa com incentivo do Funcultura, realizado entre 2017 e 2018. Durante o evento de finalização, que ocorre nesta quarta-feira (22), a partir das 20h, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), o grupo lança um videoperformance homônimo e volta a apresentar o espetáculo "Retomada".

"GeoPoesis" nasceu de uma pesquisa anterior do Totem, intitulada "Rito Ancestral Corpo Contemporâneo", que levou o elenco da companhia a mergulhar nas tradições dos povos Pankararu, Xukuru e Kapinawá, entre 2015 e 2016. A experiência resultou na montagem cênica "Retomada", vencedora de vários prêmios na última edição do festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Já o processo de criação do videoperformance surgiu da iniciativa de apresentar o espetáculo nas próprias comunidades indígenas que serviram de inspiração para os artistas.

"A receptividade desses povos, durante as apresentações, foi a melhor possível. A gente tinha um pouco de receio de que eles encarassem o trabalho como mera apropriação cultural. Mas foi assim. Eles afirmaram que se reconheceram no espetáculo e tiveram vontade de entrar em cena com a gente", comemora o diretor do grupo, Fred Nascimento. Ele dirigiu o curta-metragem em parceria com o cineasta Zé Diniz. Com 25 minutos de duração, a produção será entregue às onze etnias indígenas presentes em Pernambuco, no formato de DVD.

Leia também:
Artista pernambucana transforma luta contra o câncer de mama em espetáculo de dança
Grupo Totem faz campanha para levar espetáculo a festival de Porto Alegre
Orquestra Sinfônica do Recife realiza aula-espetáculo no Santa Isabel

Para os integrantes do Totem, que está comemorando 30 anos de trajetória, participar do filme significou experimentar uma nova linguagem. "Embora o vídeo e a performance tenham a mesma matriz, uma obra é bem diferente da outra. A gente precisou se adaptar aos cortes, pausas e repetições do audiovisual", conta Fred.

O regresso às terras indígenas também resignificaram o espetáculo. "Essas novas visitas nos fizeram entrar em contato com personagens e paisagens que não conhecemos antes. Isso nos fez acrescentar novas cenas", explica.

Serviço:
Lançamento do videoperformance "GeoPoesis" e apresentação do espetáculo "Retomada"
Nesta quarta-feira (22), a partir das 20h
Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro - Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro)
Entrada gratuita
Informações: (81) 3216-1728

Veja também

Prevent Senior cancelou projeto cultural após Claudia Raia criticar Bolsonaro
Polêmica

Prevent Senior cancelou projeto cultural após Claudia Raia criticar Bolsonaro

Liziane Gutierrez, Nego do Borel e Solange Gomes disputam roça nesta quinta (23)
A Fazenda 13

Liziane Gutierrez, Nego do Borel e Solange Gomes disputam roça nesta quinta (23)