Guitarrista Paulo Rafael abre nova temporada do Aurora Instrumental

Circuito Aurora Instrumental, que tem início nesta quarta-feira (10), levará dez shows ao Teatro Arraial Ariano Suassuna até o mês de dezembro

Paulo Rafael, guitarrista Paulo Rafael, guitarrista  - Foto: Paulo Almeida/Folha de Pernambuco

Integrante do icônico grupo de rock psicodélico Ave Sangria e parceiro de Alceu Valença há mais de 40 anos, o guitarrista pernambucano Paulo Rafael traz ao Recife uma mostra de seu trabalho autoral. Acompanhado por Juliano Holanda (violão, guitarra) e Lucas dos Prazeres (percussão), o músico abre a segunda temporada do circuito Aurora Instrumental, nesta quarta-feira (10), às 19h30, no Teatro Arraial Ariano Suassuna.

"Quando Gilú Amaral - diretor artístico e musical do projeto - me convidou, eu fiquei muito feliz, principalmente, por ver que tem tanta gente talentosa fazendo música instrumental na capital pernambucana", afirma Paulo.

O repertório da apresentação é composto por músicas dos três discos lançados pelo instrumentista: "Alado" (2010), "Orange" (1992) e "Vagalume" (1995). Esse é o primeiro show da carreira solo do guitarrista desde o Festival de Inverno de Garanhuns de 2013.

"Estava sempre compondo algumas coisas para trilhas sonoras, tocando com outros artistas, mas fazia tempo que não divulgava algo só meu. Em setembro, participei do festival Duos Malakoff, dividindo o palco com César Michiles. Foi uma apresentação um pouco na base do improviso, bem fluida. Pensei em fazer algo parecido", conta. O show terá participações especiais, como o próprio Michiles e o jovem guitarrista Guilherme Cavalcanti Teles.

Leia também:
Veja as dicas de Diversão&arte desta quarta-feira (10)
Festival Guiar une dança, cinema e moda
Lia de Itamaracá terá disco gravado pelo selo Natura Musical


De volta à ativa com o Ave Sangria, Paulo revela que a banda - representante da cena musical psicodélica pernambucana dos anos 1970 - prepara um novo disco. "O álbum está sendo mixado. Chegamos a planejar soltar um single ainda este ano, mas voltamos atrás e decidimos fazer as coisas do jeito antigo. Estamos pensando este trabalho como uma obra, por isso, deve ser ouvido completo", aponta. O disco será lançado no próximo ano, em formato de vinil, com 13 faixas. "São canções que nós já cantávamos nos shows, desde o início do grupo, mas não entraram no primeiro álbum", diz.

Festival

A segunda temporada do Aurora Instrumental segue até o dia 12 de dezembro, com apresentações semanais, todas as quartas-feiras. Realizado com incentivo do Funcultura, o evento levará ao palco, além de Paulo Rafel, César Michiles, Som de Madeira, Lucas dos Prazeres, Laís de Assis, Seu Luiz Paixão, Wassab, Beto Hortis, Marco César Trio e Henrique Annes, e Grêmio Musical Henrique Dias.

">

"Pernambuco tem muitos festivais de música, mas não há muito espaço para uma música instrumental que englobe diferentes ritmos e escolas. Criamos esse evento para dar visibilidade a isso e, ao mesmo tempo, reunir uma mescla de artistas consagrados e uma nova geração muito competente, além de representantes da cultura popular", explica Félix Aureliano, produtor executivo do projeto.

"Na primeira temporada, ficamos surpresos com a receptividade. Percebemos que já existia um público habitual do teatro, mas isso foi ampliado. O Aurora Instrumental representa um renascer no Recife", defende.

Serviço:
Abertura do Aurora Instrumental, com show de Paulo Rafael
Nesta quarta-feira (10), às 19h30
No Teatro Arraial Ariano Suassuna (Rua da Aurora, nº 457, Boa Vista)
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Programação completa

10/10 - Paulo Rafael
17/10 - César Michiles
24/10 - Som de Madeira
31/10 - Lucas dos Prazeres
07/11 - Laís de Assis
14/11 - Seu Luiz Paixão
21/11 - Wassab
28/11 - Beto Hortis
05/12 - Marco César Trio convida Henrique Annes
12/12 - Grêmio Musical Henrique Dias


Veja também

Karol Conká e Carla Diaz confirmadas no BBB 21; confira mais nomes
Reality Show

Karol Conká e Carla Diaz confirmadas no BBB 21; confira mais nomes

MP de Alagoas investigará suposto convite de vacinação de prefeito a Carlinhos Maia
Alagoas

MP investigará suposto convite de vacinação a Carlinhos Maia