Cultura+

Harry Potter ajuda a salvar histórica biblioteca do Porto

Livraria se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade portuguesa

Livraria Lello, localizada na cidade do Porto, em PortugalLivraria Lello, localizada na cidade do Porto, em Portugal - Foto: Miguel Riopa/AFP

À beira da falência, a histórica livraria Lello, do Porto - que teria inspirado J.K. Rowling a escrever Harry Potter - foi salva ao cobrar entrada dos turistas, entre eles os fãs do pequeno feiticeiro inglês.

Com aparelhos fotográficos nas mãos, dezenas de pessoas fazem fila para visitar a livraria localizada no centro histórico do Porto, que se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade do norte de Portugal.

O local se tornou passagem obrigatória para os fãs de Harry Potter. A romancista britânica J.K. Rowling, que viveu no Porto no início dos anos 1990, inspirou-se no local para descrever o ambiente e decorações da saga.

Leia também:
Tradutora de 'Harry Potter' morre aos 84 anos
Exposição sobre 'Harry Potter' ganha versão digital com manuscritos de J.K. Rowling
Família é resgatada por trem de Harry Potter na Escócia


Como outras livrarias independentes do país, a Lello esteve prestes a fechar as portas quatro anos atrás, mas agora recebe perto de 4.000 visitantes diariamente na alta temporada. Para evitar a falência, a direção da livraria teve a ideia de aumentar as atividades culturais e de cobrar uma entrada, que agora é de 5 euros.

O preço do direito de entrada é como um "bônus dedutível quando você compra um livro", explicou à AFP um dos assessores de imprensa da livraria. Esse sistema instalado há quatro anos "facilitou a regulação do fluxo de turistas" e "transformou o visitante em leitor", comemorou Aurora Pedro Pinto, presidente do conselho de administração.

Este modelo é um sucesso, porque fez a livraria se recuperar e superar um milhão de visitantes em 2018, passando de 9 funcionários em 2015 para 60 no começo de 2019, e vendendo em média 1.200 livros por dia, segundo números divulgados pela Lello.

Esta livraria neogótica, com sua fachada branca e sua famosa marca "Lello & Irmao", é considerada um "templo da literatura", com um estoque de mais de 60.000 livros, e viu os maiores escritores portugueses circularem por suas estantes.

Suas paredes, portas, janelas e colunas esculpidas em madeira, sua imensa claraboia colorida no teto, suas prateleiras de vários metros de altura e, especialmente, sua escadaria em forma de oito coberta de laca vermelha, concederam à biblioteca - que comemora seu aniversário de 113 anos -, a possibilidade de ser distinguida várias vezes como uma das mais belas do mundo.

Veja também

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''
BBB 24

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita
Dia Nacional do Choro

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita

Newsletter