Homenagem a Chico Buarque com pegada punk rock

Banda "God Save The Chico" se apresenta do lado de fora do show de Chico Buarque, no Centro de Convenções, em Olinda. Set list traz diversos clássicos reconstruídos em forma de rock.

Flyer virtual do show da banda 'God Save The Chico'Flyer virtual do show da banda 'God Save The Chico' - Foto: Reprodução / Facebook

"Iolanda", "Funeral de um Lavrador", "Cálice", "O que Será?", "Mulheres de Atenas", "Deus lhe pague". O set list de clássicos agrada a qualquer fã de Chico Buarque, e vai ser apresentado num show nesta sexta (4), a partir das 20h. Mas não pelo cantor, que só vai entrar no palco depois das 21h30. A apresentação da banda "God Save The Chico" acontece na barraca da Albaniza, bem na parada de ônibus que dá acesso ao Teatro Guararapes. E não vai rolar samba. A pegada é punk rock.

Marcelo Frogger, guitarrista e um dos fundadores da banda, assume que a proposta tem muito de sátira, mas é também uma homenagem. "Sou fã de Chico e vou assistir ao show do sábado. E se ele quiser, a gente toca na abertura de novo", brinca.

 A ideia de transformar as músicas começou há mais de dez anos. "Percebi que as canções podiam ser desconstruídas dessa forma, e isso tem tudo a ver com a trajetória de Chico Buarque, que como o punk rock sempre teve um pé no subúrbio", analisa.

Leia também:
Chico Buarque homenageia parceiros em show de cores, sons e letras
Chico Buarque é toda a sua essência poética no show 'Caravanas'
Chico Buarque vem ao Recife em visita bastante esperada
Chico Buarque em último ensaio no Recife; veja vídeo
Chico para os pequenos: Bandalelê faz show neste domingo (22)

Como qualquer amante do rock já deve ter percebido, o nome da banda é um trocadilho com uma música dos britânicos Sex Pistols, "God Save the Queen". Nas redes sociais da "God Save The Chico", há montagens do cantor usando uma coroa a la Rainha Elizabeth e vestindo uma camiseta com o logotipo dos Ramones - outra influência punk rock que se reflete também nas interpretações das músicas. "'Iolanda' ficou Ramones total", ri Marcelo.

Para os membros da banda, Chico Buarque vai gostar da sátira, pois agrega seriedade e senso de humor naquilo que faz. "Ele emprega ironia e faz graça em suas composições e posicionamentos. Há uns dois anos, por exemplo, deu uma entrevista tirando onda de si mesmo, dizendo que comprava as suas músicas. Foi um rebuliço", relembra Marcelo. "Se Chico tivesse nascido uns dez, quinze anos depois, provavelmente não faria samba, faria rock", especula.

A banda promete tocar rapidinho, para dar tempo à plateia que vai ao show do homenageado poder ocupar seus lugares no Teatro Guararapes.



   Trajetória

 Além de Marcelo Frogger, "God Save The Chico" é formada por Greg Vieira (baterista), Gustavo Barba (baixista) e Evandro Sena (vocalista). A primeira apresentação do grupo foi no Natal do ano passado, no bar Iraq, na Boa Vista. "Já somos interestaduais, em março tocamos em João Pessoa", conta Marcelo.

No Facebook, eles deixam um recado final aos desavisados: "Não tocaremos músicas nem de Chico Corrêa e nem de Chico César... Mas que Deus os salve também!"

Serviço:
Show performance da banda "God Save The Chico"
Quando: 04 de maio de 2018, a partir das 20h
Onde: parada de ônibus que dá acesso ao Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda)
Acesso gratuito (aceita-se contribuições)

Veja também

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal
Polêmica

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal