Artes Visuais

IAC da UFPE inicia celebração de 25 anos com exposição "Dentro Fora, Fora Dentro"

Obras de Saulo Dubourcq e Flávia LiraObras de Saulo Dubourcq e Flávia Lira - Foto: Divulgação

O Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da Universidade Federal de Pernambuco promove a abertura da exposição virtual “Dentro Fora, Fora Dentro” a partir desta quinta-feira (5). A mostra abre as comemorações dos 25 anos do Instituto. O conjunto é fruto do laboratório experimental que leva o mesmo, tendo orientação da artista visual Christina Machado. 

Ela orientou os trabalhos a partir do curso de "cerâmica impressões e expressões através da argila", pelo Atalier Águas Belas. O público poderá acompanhar as confecções no perfil do IAC no Instagram (@iacbenfica), o qual seguirá em exposição até 31 de agosto. 

“Foi um período de entrar, virtualmente, na casa das pessoas e ter aquele universo íntimo como ponto de partida para essa investigação com a argila. A proposta era pensar o individual e o coletivo através de uma orientação delicada, sutil e histórica, tomando como guia a bagagem individual de cada participante. A pandemia instaurou sentimentos de temor e medo, que também entraram na relação que cada um trouxe para o desenvolvimento do trabalho. Aprendemos a conviver com essa nova realidade também através da argila”, explica Christina Machado, que experimentou pela primeira vez as aulas à distancia. 

Ana Clara Vinhas, Ana Lisboa, Elúzia Varella, Flávia Lira, Maiara Lira, Maria Emília, Maria Letícia, Rosa Oliveira, Saulo Dubourcq e Silvana Bastos assinam os trabalhos da mostra. Além deles, há uma obra coletiva. Além dos trabalhos individuais, a  exposição conta com uma obra coletiva, que leva um painel de cerâmica, no qual cada criador desenvolveu placas de cerâmica com palavras que deveriam “ficar” e palavras que deveriam “sair” durante um exercício que visava refletir os sentimentos provocados pela pandemia e pelo isolamento social. 

“A trajetória de Christina Machado encontra pontos de convergência com o Instituto de Arte Contemporânea em diversos momentos. Para nós, é uma alegria poder contar com um projeto orientado por ela para marcar o início das comemorações dos 25 anos do IAC, que tem na sua missão unir a fruição artística e o incentivo aos processos educativos através da arte. Christina carrega consigo essas duas missões: é dona de uma poética contundente e é uma educadora por vocação”, comenta Talles Colatino, coordenador do IAC.

Além da exposição virtual, o projeto contará ainda com uma aula aberta com Christina Machado e uma videoarte chamada “Relatos de um corpo selvagem”. Aula será mostrada pela artista e professora Ana Flávia Mendonça, do Departamento de Artes da UFPE, que será virtual e levará o título de  “A argila na arte contemporânea”. Para participar, basta solicitar o link de acesso através do e-mail [email protected], enviando o nome completo e CPF. A classe será transmitida pelo Google Meet, a partir das 14h, no dia 11 de agosto.

SERVIÇO

Exposição “Dentro Fora, Fora Dentro”
De 05 a 31 de agosto, através do Instagram do IAC (@iacbenfica)Aula aberta - Christina Machado e Ana Flávia Mendonça
Dia 11, às 14h, via Google Meet
Solicitar link de acesso através do email [email protected] 

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter