Literatura

Ignácio Loyola de Brandão é a 'Personalidade Literária' do 63º Prêmio Jabuti

"Este convite salva a minha vida, reconhece a minha obra e justifica a minha história", ressaltou o autor ao receber o convite da CBL

Ignácio de Loyola BrandãoIgnácio de Loyola Brandão - Foto: Reprodução

Ignácio de Loyola Brandão vai receber homenagem do 63º Prêmio Jabuti como a “Personalidade Literária”, a convite da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O autor, consagrado com prêmios em pelo menos cinco edições do Jabuti, afirmou que o ato salvou a sua vida, além de reconhecer e justificar a sua história.

Na bagagem dentro da literatura, Ignácio de Loyola Brandão traz reflexões, histórias e 47 livros, além de reportagens escritas no Brasil e em países como Itália e Alemanha. 

"É uma honra celebrar a vida e a obra de um autor que, em suas mais diversas formas de escrita, retrata tão bem o Brasil e toda a sua complexidade. Através de sua literatura abrangente, ele sempre nos convida a refletir sobre temas essenciais e que definem o nosso país", comentou Vitor Tavares, presidente da CBL. 

 

Ignácio chegou em São Paulo em 1957 e trabalhou no jornal Última Hora até o ano de 1966. Editou as revistas Claudia, Realidade, Planeta, Lui, Ciência e vida e aVogue. 

Seu primeiro livro foi “Depois do Sol, contos, em 1965. Publicou 47 livros, entre romances, contos, crônicas, viagens, infanto-juvenis e teatro. 

Entre os mais conhecidos estão “Zero”, proibido na ditadura militar; “Não Verás País Nenhum”, “Desta Terra Nada Vai Sobrar”, “Bebel que a Cidade Comeu”, “Dentes ao Sol”, Cadeiras Proibidas”, “O Beijo não vem da Boca”, “O Anônimo Célebre”, “A Altura e a Largura do Nada” e “O Menino que Vendia Palavras”. 

Além do prêmio da Fundação Biblioteca Nacional (2007) e o Prêmio Jabuti na categoria Infantil e ainda como Livro do Ano Ficção (2008), o escritor – que é Membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras e Doutor Honoris Causa pela UNESP Araraquara - também recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (2016). Membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras. Doutor Honoris Causa pela UNESP Araraquara.

Veja também

'Conto com a energia de vocês', diz Julia Gama antes do Miss Universo
Miss Universo

'Conto com a energia de vocês', diz Julia Gama antes do Miss Universo

Juliette diz que será a própria empresária e não gastou R$ 1 do prêmio
Famosos

Juliette diz que será a própria empresária e não gastou R$ 1 do prêmio