Audiovisual EM bEZERROS

III Curta na Serra: em formato híbrido, mostra começa na próxima terça-feira (18)

Edição segue até o dia 30 de janeiro na cidade de Bezerros, Agreste pernambucano, em formato presencial e com transmissão via site

"A Beleza de Rose" integra programação da mostra"A Beleza de Rose" integra programação da mostra - Foto: Natal Portela

A III edição do Curta na Serra - mostra audiovisual idealizada para difundir a cultura do cinema no Agreste pernambucano – começa na próxima terça-feira (18) e segue até o dia 30 de janeiro com exibição de pelo menos 35 curtas nacionais, além de programação com atividades formativas, culturais e ecológicas.

O evento, gratuito, acontece na cidade de Bezerros e vai ter formato híbrido com atividades presenciais e transmissão via site www.curtanaserra.com.br.

Com curadoria de Vitor Búrigo, o Curta na Serra traz na programação curtas separados por três panoramas temáticos: “É Preciso Estar Atento Forte”, com foco em pautas sociais; “Fantástico Imaginário”, que traz seleção com narrativas fantasiosas – mas próximas da realidade e “O Tempo ao Redor”, com narrativas que atravessam estações.
 

De acordo com Búrigo, a ideia é “oferecer variedade de histórias que aproximas as pessoas da cultura do cinema e de suas identidades, sem deixar de envolver nessa relação temáticas sociais e políticas”. 

Mostras Especiais
O “Curta na Serra” também vai realizar duas mostras temáticas especiais, mediadas pelo cineasta Marlom Meirelles.

A primeira delas é a "Mostra Homenagem Katia Mesel", que faz um tributo à vida e obra da cineasta pernambucana, primeira mulher a dirigir um filme longa-metragem em Pernambuco e a participar de um festival de cinema brasileiro. 

Katia é uma das homenageadas do evento ao lado de Das Neves, artista plástica natural de Bezerros. Na mostra em homenagem a Katia, serão exibidas as obras “Sulanca” e “Recife de Dentro Pra Fora”.
 

Katia Mesel, cineasta pernambucanaKatia Mesel, cineasta pernambucana           Crédito: Reprodução/Instagram

A segunda mostra especial, “Mostra Ver Ouvindo”, abriga filmes com recursos de acessibilidade comunicacional em audiodescrição – AD (legendas para surdos e ensurdecidos) e LSE (tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libra. O público vai poder conferir os documentários “O Rio: Um Itinerário Poético”, “Cabocolino” e “Ethxô Nandudya”.

Já entre as atividades de formação, marcadas para acontecer entre os dias18 e 21 de janeiro, a edição promove de forma presencial a oficina “Serra Animada”, uma formação em cinema de animação com a técnica de stop motion.

As aulas, ministradas por Paulo Leonardo, acontecerão em parceria com o Centro de Artesanato de Pernambuco de Bezerros. Como resultado prático, um curta-metragem animado será realizado durante as aulas. 
 

Centro de Artesanato de Bezerros

Ainda no quesito formação, a mostra promove a masterclass "Produção Audiovisual por uma Perspectiva do Interior de Pernambuco", ministrada por Caio Dornelas, idealizador da Mostra Canavial de Cinema e do Curso Engenho de Imagens.

E no dia 22 de janeiro, a partir das 19h, o “Curta na Serra” promove, de forma presencial, exibição pública de curtas-metragens na Vila de Serra Negra, direcionado aos da Zona Rural de Bezerros

A programação completa da III Curta na Serra – realizada pela produtora Eixo Audiovisual, com apoio da prefeitura de Bezerros e incentivo do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) - pode ser conferida no site do evento www.curtanaserra.com.br

Veja também

Grammy será realizado em 3 de abril em Las VegasGrammy Awards

Grammy será realizado em 3 de abril em Las Vegas

Dia da Consciência Cristã volta a acontecer em Tamandaré no sábado (22)Música

Dia da Consciência Cristã volta a acontecer em Tamandaré no sábado (22)