Quadrinhos

Ilustra Plaza reúne quadrinistas e ilustradores

Vinte e um artistas mostram suas criações, no sábado (15) e no domingo (16), em Casa Forte

Roger Vieira e Érika Ferreira participam do eventoRoger Vieira e Érika Ferreira participam do evento - Foto: Anderson Stevens

Após o furacão que a Comic Con Experience Tour Nordeste causou no Recife, o mercado percebeu que o público de fãs de histórias e a produção local alcançam grande potencial e tem aberto espaço para a nona arte.

É neste cenário que estreia o encontro Ilustra Plaza, que vai reunir 21 quadrinistas e ilustradores com atuação local e nacional, amanhã e no domingo, no piso L4 do Shopping Plaza, em Casa Forte. A entrada é gratuita.

Alguns desses artistas participaram da CCXP, outros são “novos” em eventos do gênero. “Tem gente que desenha e produz faz tempo, mas que nunca havia publicado, como eu”, pontua o cartunista Roger Vieira, desta Folha de Pernambuco, que lançou recentemente o “Não Tenho Uma Arma”, também roteirizado por ele.

Entre os nomes mais conhecidos estão os quadrinistas de "O Recife Assombrado", Téo Pinheiro e André Balaio, responsáveis por adaptar nossas lendas urbanas unindo imagem e texto, como Comadre Florzinha e a Perna Cabeluda.
Atuante na cena, Roger ressalta a produção em crescimento. “Tem muita gente fazendo quadrinhos no Estado, certamente não dava para englobar todos de uma vez. Aqui não se criam só super-heróis ou histórias para crianças.

Os quadrinhos vão além disso. E o Brasil, de uns anos para cá, tem se tornado uma potência no que diz respeito a autor de quadrinhos. Gente que escreve e desenha a própria história”, ressalta.
No shopping, o formato será similar ao Artists’ Alley, da CCXP, um espaço em que os artistas vão entrar em contato com o público enquanto criam e vendem seus desenhos. Dos 21, apenas três são mulheres: Érika Ferreira, Clari Cabral e Roberta Cirne. “Em todo meio que é mais ocupado por homens, geralmente, as mulheres têm que batalhar para conseguir espaço.

A questão não é que tenham menos mulheres produzindo, algumas podem não se inscrever. Outra razão é que os círculos se fecham. E quem coordena os eventos convida quem já conhece mesmo”, opina Érika, que está produzindo um trabalho para lançar no fim do ano. Érika também desenha em games e seu trabalho pode ser conferido no site da bighutgames.com.
SERVIÇO:
“Ilustra Plaza”
Quando: amanhã, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 20h
Onde: Piso L4, do Plaza Shopping, R. Dr. João Santos Filho, 255, na Casa Forte, no Recife
Informações: (81) 3265-8113
 
CONVIDADOS:
1. Téo Pinheiro
2. André Balaio
3. Laerte Silvino
4. Ary Santa Cruz Netto
5. Érika Ferreira
6. Carlos Eduardo Cunha
7. Clari Cabral
8. Eduardo Schloesser
9. Felipe Soares
10. Igor Tadeu
11. Glaydson Gomes
12. José Carlos Braga
13. Leo Santana
14. Lorde Jimmy
15. Luciano Félix
16. Milson Martins
17. Roger Vieira
18. Thony Silas
19. Eron Villar
20. Silvio dB
21. Roberta Cirne

Veja também

Tiago Leifert celebra 'participantes abertos ao jogo' e projeta melhor edição
Reality Show

Tiago Leifert celebra 'participantes abertos ao jogo' e projeta melhor edição

Olhe Pro Céu é o novo single de Severino Ayres
Música

Olhe Pro Céu é o novo single de Severino Ayres