A-A+

Cinema

Indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro são revelados

Pernambucanos Irandhir Santos e Hermila Guedes estão entre os concorrentes

'Pacarrete', com Marcélia Cartaxo'Pacarrete', com Marcélia Cartaxo - Foto: Divulgação

Os finalistas do 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foram divulgados, nesta terça-feira (28), pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.  Os longas-metragens com maior número de indicações (15) são “Boca de Ouro”, de Daniel Filho, e “Pacarrete”, de Allan Deberton,  seguidos de  “A Divisão - O Filme”, de Vicente Amorim (8).

A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de novembro, com transmissão ao vivo pela TV Cultura.  A lista de finalistas reúne mais de 900 profissionais indicados, 20 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiras, além de 18 curtas brasileiros e 16 séries. 

Há pernambucanos entre as indicações. Irandhir Santos concorre ao prêmio de melhor ator por seu papel em “Fim de Festa”, de Hilton Lacerda. Do mesmo filme, Hermila Guedes está na disputa da categoria de melhor atriz coadjuvante. Já “Tá Puxado”, produção com Jeison Wallace exibida na TV Jornal, está entre os candidatos ao prêmio de melhor série de ficção da TV aberta. 

Os vencedores serão escolhidos numa votação entre os sócios da Academia. O público também poderá eleger seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário, com votação pela internet, a partir do dia 28 de outubro. 

Veja também

'Grey's Anatomy' ganha primeiro profissional de medicina não binário
GREY'S-ANATOMY

'Grey's Anatomy' ganha primeiro profissional de medicina não binário

Mano Brown entrevista Ludmilla no próximo episódio do seu podcast
Bate-papo

Mano Brown entrevista Ludmilla no próximo episódio do seu podcast