Inscrições abertas para o 10º Prix Photo Aliança Francesa
O Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias está com inscrições abertas até o dia 10 de abril
A Aliança Francesa, considerada a maior ONG cultural do planeta com DNA de cultura colaborativa, completou 135 anos de presença no Brasil em 2020 e para além do ensino de idioma, oferece um rico leque de atividades culturais, como o Prix Photo Aliança Francesa, concurso nacional de fotografias em sua 10ª edição e com inscrições abertas 10 de fevereiro de 2021 até o dia 10 de abril de 2021, através do site http://www.prixphotoaf.com.br.
Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição online e enviar também via site, a série com as 10 fotografias coloridas ou preto e branco, sob o tema “Reflexos”, proposto nesta edição. As imagens poderão ser manipuladas ou não, no tamanho máximo de 2mb e em formato JPG e obtidas por meio de equipamento analógico (câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica) ou digital.
O concurso busca valorizar propostas artísticas originais, experimentais, sejam abstratas ou documentais, e que possam oferecer um olhar diferenciado sobre as temáticas atuais e é aberto a fotógrafos profissionais e amadores.
Leia também
• Aulas gratuitas de fotografia para os pequenos neste domingo (24)
• Dia Nacional da Fotografia é celebrado no Curta!On com filmes e séries
• Morre, aos 84, Michael Chapman, diretor de fotografia de 'Taxi Driver'
O Prix Photo Aliança Francesa irá premiar o 1° lugar com uma viagem com acompanhante para Paris com bilhetes Air France. O 2° lugar recebe um fim de semana para duas pessoas no Santa Teresa Hotel RJ MGallery e o vencedor do prêmio do júri popular ganha uma bolsa de um semestre na Aliança Francesa. O concurso conta com apoio cultural do Foto Rio, um dos mais importantes festivais de fotografia da América do Sul, do Festival PhotoClimat, da revista francesa Halogénure, a rede francesa de locais de exibição Réseau Diagonal.
No júri farão parte Benoit Capponi, fotógrafo, fundador e membro do conselho da Revista Francesa Halogénure, voltada para a fotografia analógica e processos experimentais; Erika Negrel, secretária geral do Réseau Diagonal, rede que reúne locais de exibição, prática e produção fotográfica na França; a fotógrafa Erika Tambke, que integra a equipe de coordenação do FotoRio 2020 e coordena a Semana de Ocupação Visual/FotoRio desde 2019; Eugênio Sávio - professor de fotografia e fotojornalismo, fotógrafo na área editorial e organizador do Festival de Fotografia de Tiradentes; João Kulcsár – professor, autor e curador de exposições fotográficas; Marina Alves - fotógrafa e cientista social, professora de fotografia e componente da Comissão de Mulheres organizadora do Festival FotoRio 2018; e Nicolas Henry, consagrado fotógrafo francês que já expôs na Galeria AF em 2019 e organizador do festival PhotoClimat