rio grande do sul

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

Em post, a atriz criticava o governo brasileiro por supostamente "não aceitar ajuda humanitária" vinda de Portugal

Regina DuarteRegina Duarte - Foto: Reprodução/Instagram

Regina Duarte teve uma de suas postagens sobre as enchentes no Rio Grande do Sul categorizada como "fake news" pelo Instagram. Nela, a atriz criticava o governo brasileiro por supostamente "não aceitar ajuda humanitária" vinda de Portugal.

O vídeo foi publicado inicialmente em 10 de maio pelo deputado português André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega - e compartilhado por Regina Duarte dois dias depois. O Instagram anexou os seguintes avisos ao material: "Informação falsa. Checada por verificadores de fatos independentes" e "Verificadores de fatos independentes afirmam que as informações nesta publicação são falsas".

Governo brasileiro não recusou doações de Portugal para RS
O governo brasileiro informou em 10 de maio que iniciou uma força-tarefa para transportar produtos doados na embaixada e no consulado em Portugal aos gaúchos. Segundo o Itamaraty, a embaixada está em contato com grupos da sociedade civil para viabilizar a logística em torno do envio de doações.

O grupo de voluntários brasileiros que angariou as doações confirmou estar negociando com o governo brasileiro o transporte de donativos.

A Força Aérea Portuguesa informou que foi contatada informalmente pela Aeronáutica brasileira para apoiar a coordenação do transporte.

Em 17 de maio, a Embaixada do Brasil em Portugal informou que enviou ao Brasil um primeiro lote com 300 kg de bens doados pela comunidade brasileira e por cidadãos portugueses em um avião da Latam.
 

Veja também

Príncipe William dança ao som de "Shake It Off" em show de Taylor Swift na Inglaterra
DIVERSÃO

Príncipe William dança ao som de "Shake It Off" em show de Taylor Swift na Inglaterra

Casa construída por Davi na Bahia tem aluguel de até R$ 18 mil por fim de semana; veja imóvel
EX-BBB

Casa construída por Davi na Bahia tem aluguel de até R$ 18 mil por fim de semana; veja imóvel

Newsletter