Instituto Brincante: campanha para evitar fechamento chega à reta final

Instituto, idealizado pelo pernambucano Antonio Nóbrega, pode fechar as portas em São Paulo

Instituto Brincante pode fechar em São PauloInstituto Brincante pode fechar em São Paulo - Foto: Divulgação

A bonança, esperada no pós-tempestade ocasionada pelo novo coronavírus, há de chegar. Para alguns setores, no entanto, os passos até o “novo normal” tendem a ser mais lentos, embora devessem ser acelerados pelo papel transformador que exercem. O (re) criar da cultura popular brasileira e o fazer artístico pensados por ambientes como o Instituto Brincante, por exemplo, estão entre as essencialidades que precisam ser levadas a sério.

E, portanto, diante de todo o turbilhão ocasionado pela momento atual, o espaço precisa de ajuda para se manter aberto à arte e a tudo que dela decorre. Na plataforma de crowndfunding Kickante, é possível ajudar na campanha "Colabore com o Brincante", que segue até o próximo domingo e recebe valores a partir de R$ 10.

Leia também:
'Brincante, o Filme' ganha exibição gratuita no YouTube 
Antônio Nóbrega: cordel e vídeos sobre danças brasileiras online
Ciel Santos, a cultura popular e suas origens

Localizado em São Paulo e pensado pelo multiartista pernambucano Antonio Nóbrega, há pelo menos 28 anos o Instituto carrega o "peso" de dar luz a artistas populares em todo o País, com projetos sociais voltados para formação de jovens, cursos livres, promoção de shows e espetáculos e circulação da cultura do brincante em palcos Brasil e mundo afora.

“O Brincante não sendo uma instituição subsidiada, assim como tantas outras no Brasil, corre o risco de não poder manter os seus professores e funcionários”, afirma Nóbrega em vídeo divulgado em prol da causa.

Ainda distante de alcançar a meta, a campanha “Colabore com o Brincante” é, na verdade, um convite para contribuir com o universo de conhecimento proporcionado pela cultura e que precisa sobreviver para seguir sua função de levar a palcos, ruas, avenidas e gentes, as manifestações da cultura popular brasileira. "Julgo importante que cuidemos de instituições que dediquem suas energias, no sentido de trazer à tona o intuito de disponibilizar às pessoas o patrimônio cultural', ressalta Nóbrega.


Veja também

Pokémon vai ganhar série com atores de carne e osso na Netflix
Netflix

Pokémon vai ganhar série com atores de carne e osso

Selton Mello fala sobre interpretar Dom Pedro II: 'Favorece a curiosidade histórica'
Novela

Selton Mello fala sobre interpretar Dom Pedro II: 'Favorece a curiosidade histórica'