História

Acervo Vladimir Herzog ganha versão digital

Instituto Vladimir Herzog (IVH) lançou versão com fotografias e correspondências, entre os mais de 1,7 mil itens digitalizados sobre a trajetória do jornalista

Vladimir HerzogVladimir Herzog - Foto: Reprodução/Instagram

O 83º aniversário do jornalista e intelectual Vladimir Herzog foi celebrado no último dia 26 com a boa nova da versão virtual do Acervo Vladimir Herzog, tendo à frente o Itaú Cultural como apoiador.

Entre fotografia e correspondências, são mais de 1,7 mil ites digitalizados sobre a trajetória profissional e pessoal de Vlado, em um projeto que surge para preencher uma lacuna e ir além do assassinato trágico sofrido por ele em outubro de 1975.  

O resultado anterior da parceria com o Itaú Cultural foi a Ocupação Vladimir Herzog - mostra exibida no espaço com público total de 98,5 mil pessoas, recorde de visitantes no anode 2019 (o material está disponível em https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/vladimir-herzog/).

Materias disponibilizados
O Acervo Vladimir Herzog disponibiliza tanto a documentação pessoal preservada por mais de quatro décadas por esforço da família, quanto outros materiais (alguns inéditos) mapeados por pesquisadores em instituições e acervos públicos e privados, digitalizados e licenciados para uso no acervo.

Entre os itens disponíveis estão mais de mil fotografias, muitas registradas pelo próprio Herzog como pesquisa documental para roteiros e reportagens; mais de 70 matérias jornalísticas escritas e/ou editadas ao longo da carreira; 131 periódicos da Revista Visão, da qual Vlado foi editor, incluindo a antológica matéria de capa sobre a crise da cultura brasileira publicadaem 1971.

Mais de 60 cartas escritas e/ou endereçadas a ele e uma série inédita em parceria com o Museu da Pessoa com 12 depoimentos de familiares e amigos do jornalista, entre eles a viúva Clarice Herzog, o cineasta João Batista de Andrade e o arquiteto Ruy Ohtake, também integram o acervo.

De acordo com Rogério Sottili, diretor executivo do Instituto, o "Acervo apresenta aspectos ainda pouco conhecidos de Vladimir Herzog como um intelectual de talentos múltiplos. O espaço  neste momento é também um gesto simbólico de enfrentamento ao revisionismo histórico e de negação dos horrores promovidos pela ditadura militar no Brasil". 

Após dois anos de pesquisa, todos os itens foram organizados e apresentados de forma didática, agrupados por tipos de documentos ou atividades exercidas por Herzog, no site www.acervovladimirherzog.org.br

 

 

Veja também

Valentina Sampaio é primeira modelo transgênero a posar para a Sports Illustrated
moda

Valentina Sampaio é primeira modelo transgênero a posar para a Sports Illustrated

Poema dedicado à Folha de PE abre publicação desta semana de Wilson Araújo
Cultura

Poema dedicado à Folha de PE abre publicação desta semana de Wilson Araújo