Artes Cênicas

Irene Ravache apresenta Alma Despejada online

O espetáculo – que tem texto assinado por Andréa Bassit e direção de Elias Andreato – será transmitido ao vivo, e com acesso gratuito

Peça será transmitida onlinePeça será transmitida online - Foto: João Caldas Filho/ Divulgação

Como forma de manter o teatro em atividade e levar arte pro público nessa quarentena quase eterna, a consagrada atriz Irene Ravache apresenta no dia 18 de setembro, sexta-feira, às 20 horas, o solo Alma Despejada, diretamente de sua casa, integrando a programação online do Instituto Usiminas. A apresentação faz parte da série Espetáculo de Teatro, que já recebeu Denise Fraga com Galileu e Eu - A Arte da Dúvida.

O espetáculo – que tem texto assinado por Andréa Bassit e direção de Elias Andreato – será transmitido ao vivo, e com acesso gratuito, pelo Facebook do Instituto Usiminas e pelo canal da Usiminas no YouTube, onde ficará disponível até o dia 17 de dezembro.

Alma Despejada relata a história de Teresa que, depois de morta, visita pela última vez a casa onde morou. O imóvel foi vendido e sua alma, despejada. Teresa era professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua família no ranking de uma classe média emergente.

A peça foi escrita especialmente para Ravache em 2015, com a personagem transitando entre o passado e o presente, do outro lado da vida. Durante a apresentação, Teresa relembra, sempre de maneira bem-humorada e poética, histórias e pessoas importantes de sua vida, como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos e Dora, sua melhor amiga.

Segundo o diretor Elias Andreato, o texto de Andrea Bassit narra uma história aparentemente simples, mas com uma trajetória surpreendente e instigante do início ao fim. “A memória é assustadora quando ela nos falta, e encantadora quando ela nos ajuda a contar nossas histórias. Na peça, lidamos com a memória, assim como a personagem, sem medo de enfrentar os demônios e os momentos sonhados”, disse.

Alma Despejada estreou em São Paulo, em setembro de 2019, e estava em cartaz até março de 2020, quando os teatros foram fechados devido à quarentena em combate à pandemia do novo coronavírus.

Ficha técnica original – Alma Despejada - Texto: Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Interpretação: Irene Ravache. Cenário e figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: Daniel Grajew e George Freire. Fotos: João Caldas Filho.  Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos. Estreou em: setembro de 2019.

Ficha técnica LIVE – Alma Despejada - Com: Irene Ravache. Texto: Andréa Bassitt. Direção teatral: Elias Andreato. Fotos: João Caldas Filho. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos.

Serviço

Espetáculo: Alma Despejada

Com Irene Ravache

Dia 18 de setembro. Sexta, às 20 horas

Classificação: 14 anos. Duração: 80 minutos. Gênero: comédia dramática.

Grátis. Assista online: 

Youtube: https://www.youtube.com/c/UsiminasOficial/

Facebook: @institutousiminas

Mais informações: http://www.institutousiminas.com/

 

 

 

 

Veja também

'Sensação de estreia', diz Ana Maria Braga sobre volta do Mais Você
Televisão

'Sensação de estreia', diz Ana Maria Braga sobre volta do Mais Você

Angélica mediará conflitos e voltará a atuar em novo programa: 'Pertinente para o momento'
televisão

Angélica mediará conflitos e voltará a atuar em novo programa: 'Pertinente para o momento'