LIVRO

Italo Moriconi debate "Literatura, Meu Fetiche" em live da Cepe

Ensaísta conversa com organizadoras do livro

Italo Moriconi participa de bate-papo virtualItalo Moriconi participa de bate-papo virtual - Foto: Divulgação

O poeta, biógrafo, crítico literário professor universitário carioca Italo Moriconi participa, nesta sexta-feira (5), às 19h, de live sobre Literatura, Meu Fetiche, livro lançado pela Cepe Editora (Selo Pernambuco) e que já se encontra em livrarias. A publicação traz uma coleção de ensaios sobre a leitura de escritores como Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Torquato Neto e Rubens Figueiredo, entre outros.

Além disso, a obra também conta a história recente da literatura, do campo literário e do mercado editorial brasileiros. Durante a live, que será transmitida pelo canal da Cepe no YouTube, Moriconi conversa com as pesquisadoras e organizadoras do título, Ieda Magri e Paloma Vidal. A mediação do bate-papo será de Schneider Carpeggiani, editor do Pernambuco.

Lançado inicialmente em formato digital, o livro ganhou versão impressa com 228 páginas e capa e ilustrações da design Hana Luzia. Para Italo Moriconi, Literatura, Meu Fetiche é indicado a todos que possuem curiosidade sobre discussões envolvendo a literatura.

“Ele tem vários textos de crítica literária, vários artigos que exploram a questão da sexualidade na literatura e artigos mais panorâmicos discutindo o impacto da sociedade digital para a própria situação social da literatura. É um livro que se destina a todas as pessoas da área de ciências humanas que se interessam pelos debates contemporâneos”, comenta.

A obra está dividida em duas partes, reunindo textos que o ensaísta produziu ao longo da primeira década do século 21. Os escritos foram originalmente publicados em sites e materiais acadêmicos ou planejados para apresentações orais.

A ideia de organizar os trabalhos em um livro foi da crítica literária, escritora e professora de Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo, Paloma Vidal. “A primeira parte tem ensaios mais gerais sobre a literatura contemporânea a partir dos anos 2000, circulação nas redes, produção e transformações no campo literário, na vida literária, nas dinâmicas de circulação e na produção da literatura na contemporaneidade”, contou.

Já a segunda parte da publicação traz artigos com leituras de escritores específicos. “São autores com os quais o Italo trabalhou muito e sobre os quais ele tem ensaios que se tornaram clássicos, que a gente lê muito, sobretudo nas pós-graduações no Brasil, ensaios sobre Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Michel Foucault”, explica. 

Moricone, aliás, destaca o orgulho de ter recebido o convite para realizar a obra. “Fiquei muito sensibilizado pelo fato de Paloma, que faz parte de uma geração mais jovem, ter tido a ideia de fazer essa coletânea”, afirmou.

Mediador de debate desta sexta, Schneider Carpeggiani também ressalta a importância da obra. “Organizar um livro de Italo Moriconi é também organizar uma história recente da literatura e do mercado editorial brasileiro pelas várias funções que ele exerce, como editor, crítico literário e professor de literatura”, disse.  

Serviço
Live: Conversa de Italo Moriconi com Ieda Magri e Paloma Vidal. Mediação de Schneider Carpeggiani
Data: 5 de fevereiro
Hora: 19h
Endereço: Canal da Cepe Editora no YouTube
Preço do livro: R$ 17,90 (e-book) e R$ 45 (impresso)
Onde comprar: Lojas físicas e site da Cepe (www.cepe.com.br/lojacepe/) 

Veja também

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres
FAMOSOS

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Newsletter