Itaú Cultural lança edital de emergência para área da música

Inscrições abrem nesta segunda-feira (13) e seguem até a próxima quarta (15), no site da instituição

Música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, infantis e patrimônio cultura poderão ser contemplados com o projeto Música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, infantis e patrimônio cultura poderão ser contemplados com o projeto  - Foto: Divulgação/ Fabiano Battaglin

Em sequência à linha de fomento do "Arte Como Respiro", que prevê editais voltados para a cultura, o Itaú Cultural abriu nesta segunda-feira (13) inscrições (www.itaucultural.com.br), para edital emergencial voltado para a área da musica, com o intuito de impulsionar artistas durante a pandemia do novo coronavírus. 

Interessados em participar tem até esta quarta-feira (15) para efetuar a inscrição para projetos musicais nas categorias Autoral e Podcast. A instituição adianta que após a abertura do edital para música, será a vez das artes visuais serem contempladas. 

De acordo com Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural, o edital "foi construído para acolher e colaborar com músicos e outros profissionais que formam a cadeia produtiva da música", incluindo, dessa forma, técnicos, educadores e iluminadores, dentre outros.



Leia também:

Itaú Cultural cria editais de emergência para apoiar artistas na crise

Em meio à crise da pandemia, doações viram alternativa para espaços culturais

Cultura pela internet em tempos de isolamento social 

Categorias

As categorias contempladas neste edital emergencial da música está a Autoral, podendo participar proponente com composições próprias ou em parceria com outros, admitidos todos os gêneros musicais. 

Já a de Podcast contempla esta forma de mídia com temas ligados à história da música brasileira, do ponto de vista local (bairro, comunidade, cidade, região, contexto nacional ou de movimentos musicais). Também, podem participar desta categoria profissionais que integram a cadeia produtiva da música como produtores, roadies, cenógrafos, técnicos, educadores.

Seleção 

Serão selecionados 120 projetos – até 80 na categoria Autoral e até 40 na categoria Podcast – considerando critérios subjetivos poéticos, de criatividade e originalidade, entre outros. Os selecionados da categoria autoral receberão R$ 5 mil brutos e os da categoria podcast R$ 2,5mil brutos, ambos como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. 

Os contemplados serão informados por e-mail até o próximo dia 5 de maio. Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de música até 31 de agosto, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou em outros canais de exibição.

 

Veja também

Avoada promove live neste domingo (13)
Música

Avoada promove live neste domingo (13)

Marrone diz que Bruno bebe demais e que precisa ter paciência para dupla não acabar
Música

Marrone diz que Bruno bebe demais e que precisa ter paciência para dupla não acabar