Jaboatão dos Guararapes recebe a quarta edição da Aldeia Yapoatan

Mostra realizada pelo Sesc Piedade, que ocorre de 15 a 24 de setembro, conta com programação de teatro, música, dança, cinema, circo e artes visuais

Espetáculo "Hamlet", do Coletivo Irmãos Guimarães (DF)Espetáculo "Hamlet", do Coletivo Irmãos Guimarães (DF) - Foto: Ismael Monticelli/Divulgação

O Sesc Piedade realiza, a partir desta sexta-feira (15) até o dia 24 de setembro, a quarta edição da Aldeia Yapoatan. O projeto terá programação gratuita e descentralizada em 12 palcos espalhados pela cidade de Jaboatão dos Guararapes, que receberão 70 espetáculos de teatro, música, dança e circo, além de oficinas, cursos, mesas de conversa e um seminário sobre políticas públicas.

Leia também:
Evento gratuito no Sesc discute papel da mulher na cultura popular
Festival PalhaçAria, no Recife, dá visibilidade à comicidade feminina
Vá ao teatro e me chame: veja quais as opções em cartaz nos palcos e fora deles


Neste ano, a mostra explora o tema “Ancestralidade, desdobramentos e contextos contemporâneos” em sua grade. Entre os destaques, estão a cantora Virgínia Rodrigues, de Salvador, e o Grupo Teatro de Vertigem, de São Paulo. Os organizadores esperam que cerca de cem mil pessoas participem das atividades. Confira a programação completa no site do Sesc Pernambuco.

A abertura do evento ocorre com um cortejo cultural que sai da Praça Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Jaboatão, a partir das 15h. Participam grupos de música e dança, como Maracatu Sedução, Boi Sorrizo e Caboclinho 7 Flexas. Também haverá palhaçaria com Cia. de Fiadeiros, Cia 2 em Cena e outras companhias.

A partir de sábado (16), o Cine Teatro Samuel Campelo recebe oito peças de teatro. Uma das atrações é “Hamlet”, do Coletivo Irmãos Guimarães (DF), no dia 21 de setembro. As apresentações teatrais também serão realizadas na sede do Sesc Piedade e no Teatro Barreto Júnior, no Pina. Entre as atrações locais, estão a montagem "Salmo 91", da Cênicas Cia de Repertório, e "Amor segundo as mulheres de Xangô", solo da bailarina Maria Paula Costa Rêgo.




Antes da abertura oficial, o Sesc promove a “Pré Aldeia”, com intervenções no Metrô Cajueiro Seco e Prazeres, no Mercado das Mangueiras e na Feira de Cavaleiro, entre os dias 12 e 14 de setembro.

Encerrando o projeto, no dia 24, o Centro Cultural Miguel Arraes, no bairro de Prazeres, recebe uma programação com 12 horas ininterruptas de atividades, das 10h às 22h. Por lá, haverá feira de artesanato e comidas típicas, apresentação do Grupo Sesc de Violinos, espetáculos, sarau, concurso de poesia, lançamento de livro e show.

Formação

A Aldeia Yapoatan traz cinco oficinas com os temas: “Dramaturgia da dança” (13 a 16/9), “Descobrindo a estética do oprimido” (16 a 18/9), “Dança para crianças” (18 e 19/9), “Vivências circenses” (18 a 20/9) e “Laboratório de criação cênica” (18 a 22/9). As aulas serão ministradas por professores locais e de estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja também

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal
Polêmica

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal