Arte

Janeiro de Grandes Espetáculos: teatro, música, dança e circo a partir desta quinta-feira (7)

27ª edição do JGE terá formato híbrido até 28 de janeiro, com ingressos a R$ 20 e acesso gratuito para algumas opções da grade de programação

Cena do espetáculoCena do espetáculo - Foto: Diego Bresani

Para os primeiros dias deste novo ano, arte. Ao menos em terras pernambucanas e com o Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE), que segue ativo em tempos de pandemia e as consequentes dificuldades para o setor cultural.

Nesta quinta-feira (7), a programação que envolve teatro, música e dança - e que para esta 27ª edição traz o circo como categoria de estreia – dá início aos 35 espetáculos em formato virtual e 13 ao vivo marcados para os teatros de Santa Isabel, do Parque e no Luiz Mendonça. 

Com bilhetes disponíveis no site www.janeirodegrandesespetaculos.com, o JGE terá abertura simbólica e online, gravada no Teatro de Santa Isabel, marcada para quinta-feira às 20h. Na ocasião os oito homenageados da edição 2021 serão reverenciados.

De Brasília (DF), o espetáculo “Caipora quer Dormir” abre na sexta-feira (8) as apresentações do festival Conecta Teatro, e no dia seguinte a Escola O Poste de Antropologia Teatral apresenta “Desobediência”, no Conecta Escola de Teatro, Dança e Circo.
 



Já a cantora baiana Chris Nolasco dá o start do Conecta Música com show às 21h. Ainda no sábado, no Teatro do Parque, o espetáculo “Cavalo”, de Petrolina, abre a categoria Conecta Ao Vivo – Dança, às 19h30. O mesmo espaço será o palco de encerramento do festival, com a entrega do Prêmio JGE Copergás, em 28 de janeiro.

São eles: maestro Ademir Araújo e pianista Ellyana Caldas (música); Ronaldo Correia de Brito e Arari Marrocos (teatro); Fátima Pontes e o mágico Alakazam (circo social). Já na dança, o artista e pesquisador Jailson Lima e a bailarina Cláudia São Bento, serão os celebrados do setor. A cantora caruaruense Gabi da Pele Preta e a instrumentista Laís de Assis também participam da abertura, que vai ter a apresentação da atriz Fernanda Spíndola.

Com diversidades temáticas e predominância de artistas locais do Recife, Região Metropolitana, Agreste e Sertão do Estado, o JGE – realizado pela Associação de Produtores de Artes Cênicas de PE (Apacepe) e apresentado pela Prefeitura do Recife, com o patrocínio da Copergás  - contempla também nesta edição, de forma remota, companhias do Ceará, Bahia, Brasília, Amapá e Amazonas, e um show internacional de músicos da Eslováquia.

Ingressos
Com o valor de R$ 20, tanto para os espetáculos virtuais quanto para os presenciais, os ingressos para a 27ª edição do JGE podem ser adquiridos via Sympla.

Já para a Mostra de Escolas Independentes de Teatro, Dança e Circo, o acesso será gratuito – assim como também não será necessário adquirir os tíquetes para as lives no Instagram do Palavração, que traz 14 debates online acerca de temas variados sobre arte.

Nesta edição, pensando em colaborações financeiras voluntárias, o festival abriu por meio do PicPay a possibilidade de que qualquer valor seja doado e dividido posteriormente entre as dez escolas participantes da mostra independente de teatro, dança e circo.

Veja também

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB
BBB 24

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB

Newsletter