Cinema

Janela Internacional de Cinema, que começa este sábado (6), divulga programação virtual

Festival ocorre de 6 a 10 de março, com conversas entre artistas e exibições de filmes

Filme de Kaique Brito é uma das produções exclusivas do festivalFilme de Kaique Brito é uma das produções exclusivas do festival - Foto: Divulgação

A 13ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, que ocorre deste sábado (6) até 10 de março, será realizada de forma virtual. Com acesso gratuito pelo site oficial do evento, a programação conta com encontros de artistas e exibições de filmes. 

Uma série de conversas sobre cinema e cultura, intituladas “Aulas do Janela”, vai promover diálogos com participações de nomes como Maeve Jinkings, Fernanda Montenegro, Mati Diop e os integrantes do coletivo @saquinhodelixo. Os cem primeiros inscritos em cada aula terão acesso ao encontro online através da plataforma Zoom. Os demais interessados poderão assistir a transmissão ao vivo pelo site.

O festival explora o tema "Eu Me Lembro", que aborda a importância das memórias individuais e coletivas, dos arquivos e da preservação das histórias filmadas. Com base nessa provocação, realizadores brasileiros e estrangeiros foram convidados a criar filmes exclusivos para o festival.
 

Anna Muylaert, Bruno Ribeiro, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata (Portugal),  Kaique Brito, Lia Letícia, Nele Wohlatz (Alemanha) e Sergio Silva integram a lista. Na segunda (08), às 19h, ocorre um encontro online com eles, com mediação de Luís Fernando Moura e Kleber Mendonça Filho.

O programa “Forum 50: Episódios de Luta” traz um recorte curatorial da primeira edição da mostra Forum, seção do Festival de Berlim que estreava 50 anos atrás. A seleção exibida tem como foco as lutas anticoloniais no continente africano e os movimentos de libertação negra intercontinental. 

Já sessão Arquivos Brasileiros recupera filmes raros, com curadoria de Débora Butruce. São três filmes de acervo do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e da Cinemateca do do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: “SRTV 307 – Cinemateca: Almoço na Cinédia – Nosso Cinema 80 anos” (1978), “Pérola Negra” (1979) e “Viagem ao Brasil” (1927).

Veja também

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã
INSTRUMENTAL

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã

Newsletter