Jarbas Homem de Mello comanda tributo a Belchior

Ator, bailarino e cantor assume os vocais do espetáculo 'Alucinação - Um concerto bárbaro', acompanhado pela Banda Radar, no Teatro RioMar

Jarbas Homem de Mello e Banda Radar apresentam repertório de BelchiorJarbas Homem de Mello e Banda Radar apresentam repertório de Belchior - Foto: Drauzio Zimmer/Divulgação

O fascínio pela obra do cantor e compositor Belchior continua rendendo homenagens. O legado musical do artista cearense, que faleceu em 2017, é mais uma vez celebrado, desta vez com o show "Alucinação - Um concerto bárbaro", que chega ao Recife neste final de semana. Com Jarbas Homem de Mello nos vocais, acompanhado pela Banda Radar, o espetáculo ocorre neste sábado (3), às 21h, no Teatro RioMar.

Os principais envolvidos no show já tiveram a oportunidade de trabalhar com Belchior. Ator, cantor e bailarino, Jarbas Homem de Mello produziu duas turnês do cearense na década de 1990, quando ainda vivia no Rio Grande do Sul. A banda Radar acompanhou o cantor em suas apresentações e gravações de discos ao longo de dez anos. Já o idealizador e diretor geral do espetáculo, Eduardo Holmes, foi o produtor de 115 shows do artista.

"Menos de duas semanas depois que o Eduardo me ligou fazendo essa proposta, eu já estava ensaiando com a banda e, com um mês e meio, estreamos. Acho que teve a mão do Belchior, lá de cima, fazendo tudo acontecer tão rápido. Esse espetáculo é um reencontro envolto em muito carinho, para homenagear uma dos maiores gênios da MPB", afirma Jarbas, também diretor artístico do projeto, em entrevista à Folha de Pernambuco.

Leia também:
Belchior é homenageado com discos remasterizados, um ano após sua morte
Artistas ensaiam no Recife tributo que farão a Belchior no FIG; veja vídeo


De acordo com Jarbas, o repertório de "Alucinação - Um concerto bárbaro" é baseado na última turnê que a Radar fez ao lado do músico homenageado, na década de 1990. "A gente faz exatamente o mesmo setlist. Tem todos os grandes sucessos, algumas coisas do 'lado B' que ele gostava de tocar na época e 'Ouro de tolo', de Raul Seixas, única música de outro compositor que Belchior costumava cantar nas apresentações", detalha. Clássicos como "A palo seco", "Apenas um rapaz latino-americano" e "Medo de avião" estão garantidos.

Conhecido por protagonizar alguns dos maiores sucessos do teatro musical brasileiro, Jarbas entra em cena sem aparato ao qual está acostumado, usando apenas sua voz e seu carisma. "É um exercício novo, que também experimentei recentemente, fazendo o 'Cultura, o musical', na TV Cultura, em que eu apresentava novos talentos. Agora que estou mais velho, com 50 anos, me sinto mais seguro para subir ao palco sem o escudo de um personagem", comenta.



Embora não atue neste espetáculo, o gaúcho empresta um pouco da sua experiência como ator durante o show. "Há quatro momentos em que eu conto histórias de Belchior, baseado em coisas que ele falou em entrevistas ou nas turnês. Mas digo tudo em terceira pessoa, não me caracterizo como ele e nem o imito cantando", explica. O vocalista é acompanhado pelos músicos Sérgio Zurawski (guitarra), João Mourão (baixo), Jaderson Cardoso (bateria) e Leandro Neri (teclado).

A temporada de apresentações de "Alucinação - Um concerto bárbaro" segue até o mês de setembro e deve, ainda, passar por cidades como João Pessoa, Belo Horizonte e Sobral. Jarbas promete voltar à Capital pernambucana ainda este ano, desta vez ao lado da esposa, Claudia Raia. O casal de atores está preparando um novo musical, batizado de "Conserto para dois". "A produção é da Claudia e a direção é minha. Somos só nós dois em cena, cada um interpretando cinco personagens. Vamos estrear no final de outubro e a proposta é percorrer o Brasil inteiro, incluindo lugares onde nunca conseguimos ir por conta dos custos envolvidos. Com certeza, passaremos por Recife", assegura.

Serviço

Show "Alucinação - Um concerto bárbaro"
Neste sábado (3), às 21h
No Teatro RioMar (av. República do Líbano, 251, 4º piso - Shopping RioMar)
De R$ 75 (balcão/meia-entrada) a R$ 220 (plateia baixa central)

Veja também

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19
Alta

Leda Nagle recebe alta após ser internada com Covid-19

Boris Casoy vira youtuber e diz que não teve toda a liberdade de que gostaria na RedeTV!
Famosos

Boris Casoy vira youtuber e diz que não teve toda a liberdade de que gostaria na RedeTV!