Meio Ambiente

Jardim Botânico do Recife celebra 41 anos e passa a integrar rede de troca de sementes

Equipamento ambiental da capital pernambucana celebra nova idade com ação inédita

Jardim Botânico do RecifeJardim Botânico do Recife - Foto: Andrea Rêgo Barros

No próximo dia 1º de Agosto, o Jardim Botânico do Recife comemora 41 anos de existência como referência nacional na área. Apesar de estar temporariamente fechado em razão do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, o equipamento ambiental passa a integrar uma rede de troca de sementes feita pelas capitais brasileiras, com apoio dos Jardins Botânicos de cada cidade, através do Programa Bandeira Verde. 

Trata-se de uma ação mensal, onde os municípios que assim como a capital pernambucana aderiram ao programa, anunciarão a lista de espécies que possuem para realizar as trocas para que as sementes sejam enviadas às cidades participantes. Além de colaborar para a conservação da flora brasileira em risco de extinção, a iniciativa também promove seu uso sustentável. O Jardim Botânico do Recife disponibiliza a lista de espécies disponíveis para permuta com outros jardins botânicos do Brasil por meio do Index Seminum, catálogo institucional de sementes, publicado no site oficial do equipamento público, sendo esta uma das exigências para manutenção da categorização Junto ao Ministério do Meio Ambiente e a Rede Brasileira de Jardim Botânico. Estão presentes espécies como Xylopia frutescens Aubl (Pindaíba), Ptychosperma macarthurii (Palmeira de Macarthur), Eugenia luschnathiana (Pitomba da Bahia) e Passiflora foetida (Maracujá silvestre), entre outras.

Criar uma rede de intercâmbio de espécies em extinção entre as capitais brasileiras, esse é o propósito do projeto Bandeira Verde - Capitais pela Biodiversidade, que conta com apoio de especialistas dessa área e da academia. A iniciativa reforça o importante papel e compromisso dos governos locais com a agenda de biodiversidade, visto que 2020 é considerado pela ONU o ‘Ano da Biodiversidade’. “O projeto Bandeira Verde será mais um meio para garantir a diversidade genética e a sustentabilidade na nossa região. Além disso, vamos trocar conhecimentos e colaborar com a preservação de outras cidades”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

O Jardim Botânico também desenvolve pesquisas e abriga uma pluralidade botânica em suas coleções, o que pode ajudar a reflorestar áreas desmatadas, repondo na natureza espécies que correm o risco de serem extintas. O equipamento ainda realiza estudos a fim de preservar as espécies da flora que estão ameaçadas de extinção, produzindo mudas de cactos e orquídeas em uma parceria firmada, em 2019, com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).  As sementes são coletadas a partir das expedições que o JBR realiza periodicamente. Em seguida, são enviadas para o CETENE, que beneficia e coloca as sementes para germinar in vitro. 

Espécies que, atualmente, se encontram na lista vermelha com risco de desaparecer, como o Melocactus violaceus, uma cactácea da restinga, e a orquídea Gorgora nigrita já estão no processo do cultivo in vitro. O Jardim Botânico do Recife possui área própria de produção de mudas, com aproximadamente 3.000m² e capacidade de alojar 5 mil mudas, predominantemente de espécies nativas de Mata Atlântica, com o objetivo de suprir a demanda interna em reflorestamentos de seu fragmento de mata, bem como das unidades protegidas e arborização urbana da cidade do Recife. “Atualmente, o viveiro de mudas tem capacidade para produzir 1.200 mudas ao ano, mas já estamos com projeto para ampliar o espaço, assim como a demanda de produção”, explica Sérgio Rocha, gerente do Jardim Botânico do Recife.  

Mesmo nesse período de suspensão das atividades, o Jardim Botânico segue realizando sua manutenção de rotina, tanto no viveiro de produção de mudas, quanto nas coleções científicas, como orquidário, cactário, passifloraceae, seguindo todas as recomendações de segurança e saúde. Também está sendo desenvolvida uma nova composteira, que proporcionará a ampliação da produção de substratos para os cuidados com a natureza do espaço.

SERVIÇO
Jardim Botânico do Recife
BR-232, Curado, Recife
(Fechado temporariamente devido a pandemia do novo coronavírus)
 

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter