João do Pife e Egberto Gismonti sobem ao palco juntos

Encontro entre mestres será nesta sexta-feira (26) em Caruaru e no sábado (27) no Recife

Egberto Gismonti e João do PifeEgberto Gismonti e João do Pife - Foto: Geraldinho Magalhães/Divulgação

O pernambucano João do Pife e o fluminense Egberto Gismonti conheceram-se em 1997, no Canadá. Os dois participaram de um evento organizado pelo produtor musical Geraldinho Magalhães e, embora não tenham tocado juntos, acabaram criando uma amizade.

Após 20 anos, eles reencontraram-se para finalmente dividirem o palco. Batizado de "O avião tá de parabéns", o show em parceria faz sua estreia nacional na programação do 24º Janeiro de Grandes Espetáculos. A primeira apresentação ocorre em Caruaru, hoje, às 21h, no Teatro do Sesc. Já a sessão no Recife será amanhã, às 20h, no Teatro de Santa Isabel.

Aos 74 anos, João dedica seu tempo a tocar o pífano e a fabricar o instrumento em sua oficina, em Caruaru. No ano passado, recebeu uma ligação inesperada do produtor Geraldinho Magalhães propondo o encontro. "Quando a viagem acabou, eu fui para um lado e Egberto para outro. Não mantivemos mais contato. Depois de tanto tempo, recebi essa surpresa agradável. Não sei como, mas entrou na cabeça dele de fazermos um trabalho juntos. Fico muito contente, porque sei que ele é um grande músico e que o seu nome é mais conhecido ainda na Europa", conta João do Pife.

Leia também:
Porto Musical divulga programação completa
Encontros musicais marcam o 24º Janeiro de Grandes Espetáculos
[Vídeo] Johnny Hooker e Liniker lançam clipe da música 'Flutua'

Desde a última terça-feira, cada passo de João e Egberto juntos está sendo acompanhado de perto por uma equipe de filmagem comandada pelo diretor Nilton Pereira. As imagens serão transformadas em um documentário para a TV, que deve ser exibido pelo Canal Brasil e Globo Nordeste ainda neste ano. O título do filme será o mesmo do show, cuja inspiração vem de uma situação vivida pelos artistas no Canadá. No voo de volta para o Brasil, João resolveu parabenizar a aeromoça pelo jantar servido. "O avião tá de parabéns", disse o pernambucano para a comissária. Egberto, que ouvia tudo, achou graça na frase e nunca mais a esqueceu.

Show
O músico pernambucano sobe ao palco com sua banda de pífanos Dois Irmãos. Sua música popular se entrelaça ao som experimental de Egberto. Além de piano, violão, flautas e teclados, o instrumentista fluminense traz um instrumento que não usa há alguns anos: o indian harmonium, espécie de fole indiano. "No começo, eu e minha banda vamos tocar a música 'Tá boa, santa?', que é composição dele. No final, ele interpreta uma nossa: 'Caboclinho'. Entre essas duas, vamos apresentando outras dos nossos repertórios", explica João.

Serviço:
Show de Egberto Gismonti e João do Pife
Quando: sexta-feira (26), às 21h (Teatro do Sesc Caruaru), e sábado (27), às 20h (Teatro de Santa Isabel)
Quanto: R$ 100 e R$ 50 (meia-entrada)

Veja também

Festival de Telluride cancela edição de 2020 por causa do coronavírus
Coronavírus

Festival de Telluride cancela edição de 2020 por causa do coronavírus

Ator diz ser filho de Francisco Cuoco e pede exame de DNA
famosos

Ator diz ser filho de Francisco Cuoco e pede exame de DNA