Cultura+

Jonathas de Andrade leva sua "Caravana" para Petrolina

Exposição “Caravana do Homem do Nordeste” entra em cartaz nesta segunda-feira (19), no Sesc Petrolina, mostrando a cultura e as contradições da região

"O Levante", de Jonathas de Andrade, integra a 1ª Corrida de Carroças do Centro do Recife, de 2012"O Levante", de Jonathas de Andrade, integra a 1ª Corrida de Carroças do Centro do Recife, de 2012 - Foto: Jonathas de Andrade/Divulgação

A Caravana Museu Homem do Nordeste aporta, nesta segunda-feira (19), em Petrolina, e de lá segue para Garanhuns e Goiana, localizadas em diferentes regiões de Pernambuco. Para o artista plástico e multimídia Jonathas de Andrade, trata-se de "um projeto de celebração", que vem sendo produzido desde 2008, ao longo de várias exposições.

Aos 37 anos e atuando há 12 no ramo artístico, nos últimos seis anos Jonathas tem se dedicado a repensar a cultura de sua região de origem. Alagoano, ele vive no Recife há uma década e meia. De Pernambuco lançou-se para o mundo, expondo em vários estados brasileiros e em países como o México, o Egito, a França, a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

De volta às suas raízes, ele preparou esta mostra tendo como foco questões urgentes como o trabalho, a educação e a disputa entre o urbano e o rural, "sensações ambíguas e complexas" que ele diz sempre ter tido vontade de compartilhar com o mesmo Nordeste que lhe inspira. Pegando emprestado o nome do museu pertencente à Fundação Joaquim Nabuco, Jonathas exercita o lúdico e a crítica em torno de aspectos da cultura nordestina - um exemplo é o fato do museu ser "do homem", explicitando o machismo recorrente na região.

As contradições e perversidades históricas são reveladas pelo artista, mesclando questões de raça e classe, disputas de poder e tensões sociais, resultando em obras como "1ª Corrida de Carroças do Centro do Recife/O Levante" (2012-2014), realizada na época em que este tipo de transporte estava proibido; ou "40 nego bom é um real", que traz a receita do doce em paralelo às histórias reais e fictícias dos funcionários de uma fábrica.

Jonathas de Andrade diz que este é um

Jonathas de Andrade diz que este é um "projeto de celebração" - Crédito: Loiro Cunha/Divulgação

Outra série bastante conhecida é "Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste", que mistura o Brasil de ontem e de hoje e será exibida em formato inédito no Brasil, em tecido, conforme apresentado na Bienal de Dakar, no Senegal.

A exposição vai ocupar não apenas o Sesc de Petrolina, mas as ruas da cidade, por onde Jonathas adianta que vai espalhar "gigantografias" do tamanho de outdoors. Pela primeira vez, ele vai ampliar o conceito de sua obra, permitindo ao público criar cartazes interativos. "A pessoa pode mexer em moldes de letras e fazer selfies, postando nas redes sociais e criando seus próprios museus. Dá pra ter um Museu do Jonathas ou da Mariana, por exemplo", adianta. Para ele, essa é uma oportunidade de realizar um processo educativo e permitir um maior alcance de público, indo além daquele que já está acostumado a consumir arte contemporânea nas galerias.
Leia também:
'À Nordeste' traz amplitude de visões para exposição em cartaz em São Paulo
Exposição traz barroco visceral de Adriana Varejão para o Mamam
Amparo 60 traz exposição com Delson Uchôa e José Patrício


 Jonathas atualmente integra o acervo de museus importantes em todo o mundo, como o Tate Modern, de Londres; o Moma e o Guggenheim, de Nova Iorque; e o Georges Pompidou, em Paris. Formado em Comunicação Social e Direito e com interesse em fotografia e cinema, Jonathas reflete toda essa pluralidade em suas produções, sempre tendo como viés condutor a busca por sua identidade e das relações de poder entre as classes sociais que compõem o Brasil.

Serviço:

Exposição “Caravana do Homem do Nordeste”, de Jonathas de Andrade
Onde: Sesc Petrolina (Galeria de Artes Ana das Carrancas - Rua Dr. Pacífico da Luz, 618, Centro)
Quando: Abertura 19 de agosto, às 19h, com visita guiada com o artista. Em cartaz até 11 de outubro
Visitação: Terça a Sexta-feira das 8h às 20h. Sábado, das 16h às 20h.

Veja também

Dia Nacional do Choro é celebrado no Rio
CULTURA

Dia Nacional do Choro é celebrado no Rio

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Newsletter