Cultura+

Jornalista Laurentino Gomes lança livro no Recife sobre escravidão

Sessão de autógrafos será na Livraria Saraiva, no Shopping RioMar

Jornalista Laurentino GomesJornalista Laurentino Gomes - Foto: Divulgação

O escritor Laurentino Gomes lança no Recife, nesta quarta-feira (23), o livro "Escravião I: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares". A sessão de autógrafos será na Livraria Saraiva, no Shopping RioMar, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, a partir das 19h. O autor é conhecido pela trilogia "1808", sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; "1822", sobre a Independência do Brasil; e "1889", sobre a Proclamação da República.

A obra traz 30 capítulos e 480 páginas em cadernos de imagens, mapas e tabelas. A publicação mostra como o Brasil, maior território escravista do Ocidente, gerou sua população negra, a maior do planeta.

Leia também:
Entrevista com Laurentino Gomes: um mergulho na origem da exclusão social
Livro conta história de amor a partir do Alzheimer


"Nenhum outro assunto é tão importante e definidor da nossa identidade nacional quanto à escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente", afirma o autor.

O livro ainda reúne uma série de ensaios e reportagens de campo, em um texto repleto de documentos, Laurentino Gomes apresenta o primeiro volume de sua nova trilogia, resultado de seis anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e três continentes.

Veja também

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos
BRASIL

Favela-Bairro, 30 anos: legado do programa desaparece aos poucos

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma
HOMENAGEM

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma

Newsletter