Mídia Sonora

Jornalistas lançam podcasts sobre a cultura de Pernambuco

“Nossa história, Nossa memória”, idealizada pelos jornalistas Josi Marinho e Salatiel Silva, estreia neste sábado (9)

Jornalistas Josinalda Marinho e Salatiel SilvaJornalistas Josinalda Marinho e Salatiel Silva - Foto: Divulgação

Dois jovens jornalistas negros e moradores da região da Mata Norte do estado de Pernambuco, Josinalda Marinho e Salatiel Silva, descobriram, em uma conversa despretensiosa, alguns interesses em comum como a curiosidade das histórias que permeiam a vida dos fazedores da cultura da região em que moram, ambos também compartilham um verdadeiro fascínio pelas manifestações culturais pernambucanas.

A partir da pergunta: “Já parou pra pensar se a gente fizesse um podcast para conhecermos sobre o dia a dia e a carreira dos artistas, instituições e grupos culturais de Pernambuco?“ veio o estalo para um mergulho intensivo nas ideias, e assim nasceu o “Nossa história, Nossa memória”.

O projeto que estreia neste sábado (9), é um podcast com peças radiofônicas criadas para serem disponibilizadas em várias plataformas da internet, em que eterniza, a partir de registros de entrevistas e outros elementos sonoros, memórias sobre a pluralidade nas mais diversas linguagens artísticas do estado: Cultura Popular, Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Moda, Música, Performance e Teatro. A iniciativa é um trabalho inédito.

Essa temporada de estreia do podcast tem 24 episódios, que devem ir ao ar até o fim de março e foi aprovado no Edital de Criação, Fruição e Difusão, da Lei Aldir Blanc PE. Cada episódio se dedica a se aprofundar sobre a história de importantes personagens ligados ao fazer cultural pernambucano, como brincantes da cultura popular, escritores, cordelistas, poetas, músicos, repentistas, contadores de história, produtores culturais, artesãos, artistas, entre outras personalidades.

De acordo com Josinalda Marinho, coordenadora e produtora do podcast o projeto surge como forma de salvaguardar o que é produzido no Estado. “Essa é uma oportunidade de valorização à nossa Cultura de nosso estado e destacar o trabalhos daqueles que têm se esforçado ao longo dos anos para manter viva a nossa história. Queremos, por meio deste trabalho de comunicação popular, contribuir para o registro cultural de nosso país, além de poder revelar novos talentos e expressões culturais de nossa gente”, disse.

Já Salatiel Silva, apresentador e editor de áudio do projeto, ressalta outra característica do podcast. “Queremos proporcionar uma experiência sonora, na qual atribuo, como Memória Auditiva, em que relato dos personagens, ilustrados com outros elementos sonoros, despertem a curiosidade e a paixão dos amantes da cultura de nosso estado e mundo afora”, afirmou.

Cada episódio está dividido em quadros, que contém: entrevistas, curiosidades, músicas, entre outros.  O podcast “Nossa história, Nossa memória” vai ao ar sempre aos sábados e às quartas-feiras, através da plataforma Spotify. O público também pode interagir com sugestões de temas e de entrevistados, por meio do blog e das páginas do projeto no Facebook, Instagram e Youtube. Além do e-mail: [email protected]

 

Acessibilidade: Para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a todo o material, a produção do podcast também vai disponibilizar na internet, a cada edição, o script de cada programa.

 

Ficha Técnica:

 

Apresentação e edição: Salatiel Cicero

 

Produção: Josi Marinho

 

Realização: Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura de Pernambuco, da Lei Aldir Blanc PE.

 

 

 

 

 

Veja também

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor
famosos

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor

Newsletter