PLÁGIO

Juliette esclarece imagem de divulgação de 'Falta de atenção': 'Acusações de plágio infundadas"

Cantora usou como referência a obra "Rest Energy" dos artistas Marina Abramović e Ulay, criada em 1980

Capa de Capa de  - Foto: Montagem com fotos Divulgação | Reprodução/Redes Sociais

Juliette vem sendo alvo de mais uma polêmica no início desta semana. Os internautas confundiram umareferência a uma performance artística com plágio e a acusaram de estar copiando o trabalho de Marina Abramovic e de Anavitória, que já tinham usado a mesma referência em um clipe. Em nota, a equipe da cantora disse que tais acusações são infundadas e estão sendo analisadas pela equipe jurídica.

"Em relação à capa do visualizer "Falta de Atenção" de Juliette feat Nattan, esclarecemos que a inspiração para o visual foi a obra "Rest Energy" dos artistas Marina Abramović e Ulay, criada em 1980, em Amsterdã - dos quais a cantora tem profunda admiração. Ressaltamos que as acusações de plágio são infundadas e estão sendo analisadas uma a uma pelo jurídico. O processo criativo buscou referenciar e homenagear a obra original sem reproduzi-la. A imagem, que se tornou referência na cultura pop, também influenciou outros artistas mundo afora, incluindo Juliette, que incorporou esses elementos em sua expressão artística".

Entenda o caso

A capa de Falta de Atenção, nova parceria de Juliette com o cantor Nattan, é uma clara referência a "Rest energy", conhecida performance da artista Marina Abramovic.

Em 1980, ela e o marido Ulay apresentaram uma performance de 4 minutos em que eles equilibravam uma flecha apontada para o coração da artista. A imagem da obra é famosa e entrou na cultura pop a ponto de circular com frequência na internet. Já foi até retomada por artistas brasileiros como a dupla Anavitória.

Para a capa da música, Juliette e um modelo reproduziram a cena, mas invertendo as posições. É ela que aponta a flecha para ele, como sinal de empoderamento. O que foi pensado apenas como uma piscadela "cult" acabou se tornando - mais - uma polêmica para Juliette. Os internautas confundiram referência com plágio e a acusaram de estar copiando o trabalho de Abramovic e de Anavitória.

Veja também

Queda extravagante: Confira análise sobre Fuzuê
Crônica

Queda extravagante: Confira análise sobre Fuzuê

"Beleza Fatal": o que se sabe sobre a primeira novela original da Max na América Latina
Streaming

"Beleza Fatal": o que se sabe sobre a primeira novela original da Max na América Latina