Comédia

'Juntos e Enrolados' dá a Rafael Portugal o seu primeiro protagonista

Com Cacau Protásio, filme conta história de festa de casamento que dá errado

Rafael Portugal em "Juntos e Enrolados"Rafael Portugal em "Juntos e Enrolados" - Foto: Divulgação

Rafael Portugal vem arrancando risos desde que começou a aparecer em vídeos para a internet, especialmente no canal “Porta dos Fundos”, e caiu de vez nas graças do público após comandar um quadro no Big Brother Brasil em 2020 e 2021. Agora, pela primeira vez, ele surge como protagonista de um filme. “Juntos e Enrolados” estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas brasileiros e traz o ator carioca em uma “dobradinha” com outro nome de sucesso da comédia nacional.

No longa dirigido por Eduardo Vaisman e Rodrigo Van der Put, Rafael forma um casal um tanto quanto problemático com a atriz Cacau Protásio. A trama é centrada na relação entre Júlio e Daiana, que após dois anos de casamento civil, finalmente conseguem juntar dinheiro para realizar uma cerimônia religiosa e a festa que sempre sonharam. 

“Eu vim de um lugar de muita simplicidade e festa, a mesma atmosfera dos personagens . O Júlio e Daiana são um casal simples, feliz com o pouco que a vida dá”, aponta Rafael, que cresceu no bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para o artista, o filme tem “o jeitinho da família brasileira”. Sabrina Garcia (“Um Tio Quase Perfeito”), Rodrigo Goulart (“Um Tio Quase Perfeito”) e Cláudio Torres Gonzaga (“Os Parças 2”) assinam o roteiro.

Leia também

• Plaza Shopping com programação de férias temática

• Museu da Cidade do Recife celebra 40 anos

• Música: Sargaço Nightclub faz novo lançamento

O romance entre os protagonistas começa a dar errado no dia do casamento. Ao ler uma mensagem no celular do marido, Daiana acredita que está sendo traída e termina tudo antes mesmo de subir ao altar. Para não desperdiçar o dinheiro investido, no entanto, ela resolve transformar o evento em uma celebração de divórcio. Certo de sua inocência e irritado com a atitude da amada, ele decide transformar a festa em uma verdadeira disputa entre famílias. 

“Já havia recebido outros convites para papéis de protagonista, mas nenhum me encantou tanto quanto esse. Assim que eu recebi o roteiro, falei de cara que eu queria fazer esse filme. A história é muito boa e, quando eu soube qual seria o elenco, me animei demais”, afirma o ator, que destacou a parceria com Cacau. “Ela tem uma energia incrível. A gente já tinha se visto pessoalmente, mas nunca tinha parado para falar e conversar. Criei um carinho muito grande por ela”, revela. 

Um dos diretores do “Porta dos Fundos” desde 2017, Rodrigo Van der Put trouxe para o longa mais dois destaques da produtora de humor: Evelyn Castro e Fábio de Luca, que vivem os melhores amigos dos noivos. Outros nomes da nova geração de humoristas nacionais integram o elenco, como Matheus Ceará e Leandro Ramos. Estão presentes no também veteranos como Tony Tornado, Neusa Borges, Fafy Siqueira e Berta Loran, além de Emanuelle Araújo e Marcos Pasquim.

A comédia ainda permite a Rafael Portugal explorar seu lado músico, já exposto ao público durante as participações no “BBB”. O artista, que possui canções gravadas por artistas famosos, ajudou a compor a música-tema do longa, “My Love You”. Carregada de bom humor, a letra brinca com expressões em inglês totalmente desconexas. “Poder ligar meu trabalho de atuação a essa parte musical é algo sensacional, que eu realmente gosto de explorar sempre que possível”, aponta. 

As gravações da comédia ocorreram no final de 2019, meses antes do início da pandemia de Covid-19. O humorista comemora o fato de poder estrear a obra com o público de volta às salas de cinema. “É um presente. Com tudo que passamos nos últimos anos, acho que já aprendemos a mensagem que está no filme: a gente pode amar e passar por cima dos defeitos do outro”, diz. 

Veja também

Festival de Parintins termina com vitória do Boi Caprichoso e baixas no Garantido; entenda
Cultura

Festival de Parintins termina com vitória do Boi Caprichoso e baixas no Garantido; entenda

Filha de Alec Baldwin diz que sofreu estupro na adolescência e que, anos depois, fez um aborto
Revelação

Filha de Alec Baldwin diz que sofreu estupro na adolescência e que, anos depois, fez um aborto