Juvenil Silva lança clipe de 'Oscilando' em seu canal no Youtube; assista
Participam do clipe o multiartista Jomard Muniz de Britto e a atriz Fabiana Pirro
Com um toque de pessoalidade do álbum “Suspenso” (2018), o músico pernambucano Juvenil Silva lança nesta quarta- feira (30), em seu canal no Youtube, o clipe de “Oscilando”, a quinta faixa do disco que traz, entre os traços de autenticidade que sempre o acompanham, o amor em sua face nada trivial, em tom vanguardista e distante do lugar-comum no qual comumente o sentimento é colocado. Porque, de acordo com o próprio artista, “nem sempre as coisas são como sempre dizem que são”.
De fato. O clipe - assumido por ele desde a criação, passando também pelo roteiro e pela edição, e dirigido por Diego Leon - demonstra a intenção de Juvenil em legitimar ainda mais o leque de suas composições, que até falam de obviedades, mas distante de engessamentos e padrões sociais, especialmente em se tratando de suas próprias vivências. “Assim como o disco, que antes de ser gravado, foi vivido, o clipe é um mosaico de referências a todo conceito divagado no ‘Suspenso’”, contou ele em entrevista à Folha de Pernambuco.
Como uma extensão do disco - produzido a partir de uma campanha de financiamento feita à época - no qual o músico se despiu de medos e exaltou a sua própria liberdade, em “Oscilando”, o músico canta e atua ao mesmo tempo, cercado por um elenco escolhido e, ao mesmo tempo, surgido do acaso, como ele mesmo explica sobre a participação de Jomard Muniz de Britto. O multiartista foi flagrado por Juvenil em uma de suas saídas a bordo de uma bicicleta e com a câmera a tiracolo, ocasião em que registrou o escritor, poeta e cineasta pernambucano, que aparece no clipe com uma frase da música pregada na testa.
Leia também:
'Avoada' leva música autoral para espaços em Pernambuco
Juvenil Silva lança 'Suspenso', seu novo disco, em show
Cláudio N mostra sua versatilidade musical em série de EPs
“Penso que a rápida participação dele no clipe foi um diálogo, uma resposta com o ‘tanto de vez’ que ele já me abordou do nada e me estendeu a mão com um folheto repleto de sua poesia, tão singular para mim, que tanto me influencia pela profanação e reinvenção da linguagem”.
Assim como Jomard, participa da gravação a atriz Fabiana Pirro, a preferida de Juvenil. “A primeira vez que a vi de perto, foi fazendo uma leitura dramática de ‘Esperando Godot’ peça de Samuel Beckett. Mas foi no monólogo encenado por ela com um texto de Hilda Hilst que tive a certeza de que eu a queria para fazer algo junto comigo”, ressalta Juvenil. O músico voltou a aparecer em cena neste clipe, fato que só havia ocorrido em “Desapego” (2013), o seu primeiro trabalho em vídeo. “É a primeira vez que eu apareço em um clipe, atuando. E a segunda que dou as caras. Eu me diverti, apesar de ainda me sentir travado, mas acho que serviu para desencanar e experimentar mais”, confessou.
Visual
Todo em preto e branco, o clipe “Oscilando” remete à identidade visual do disco “Suspenso”, e mostra o centro urbano do Recife sob a escuridão da noite, como menção a outras faixas do álbum de 2018, como "Gaiola" e Homens Pardais". “Em algumas cenas eu quis flertar com o surrealismo. Em outras, me deixei guiar pelo acaso e o improviso”, comentou.
Com sonoridade vanguardista e sensivelmente setentista, facilmente se ouve o álbum e se chega à musicalidade dos anos de 1970. Um viés tido como natural por Juvenil. "As minhas referências e a forma como se deram a produção do álbum, com uma “pegada” mais analógica, não quer dizer que eu me sinta preso a essa sonoridade, mas é minha vibe mesmo”, admite.
Com foco na carreira autoral e, ao mesmo tempo, trabalhando em projetos de outros músicos, a sua ideia para 2019 é cair na estrada. Mas ficar no Recife e reforçar o palco da Jambo Azul - residência artística e colaborativa localizada na Soledade, bairro da Boa Vista - recebendo outros artistas, também será prioridade. “Um poleiro para pousar e o infinito para voar, é o que desejo”, completa Juvenil, que terá o clipe de “Oscilando”, gravado no Selassie Studio, divulgado hoje (30) também na programação da TV Universitária (TVU Canal 11), no programa 99 Graus.
Assista ao clipe:
Veja também

Polêmica
Porta dos Fundos é acusado de preconceito etário por vídeo de humor
