Juvenil Silva lança clipe de 'Oscilando' em seu canal no Youtube; assista

Participam do clipe o multiartista Jomard Muniz de Britto e a atriz Fabiana Pirro

Músico pernambucano Juvenil SilvaMúsico pernambucano Juvenil Silva - Foto: Raíssa Vilanova/Divulgação

Com um toque de pessoalidade do álbum “Suspenso” (2018), o músico pernambucano Juvenil Silva lança nesta quarta- feira (30), em seu canal no Youtube, o clipe de “Oscilando”, a quinta faixa do disco que traz, entre os traços de autenticidade que sempre o acompanham, o amor em sua face nada trivial, em tom vanguardista e distante do lugar-comum no qual comumente o sentimento é colocado. Porque, de acordo com o próprio artista, “nem sempre as coisas são como sempre dizem que são”.

De fato. O clipe - assumido por ele desde a criação, passando também pelo roteiro e pela edição, e dirigido por Diego Leon - demonstra a intenção de Juvenil em legitimar ainda mais o leque de suas composições, que até falam de obviedades, mas distante de engessamentos e padrões sociais, especialmente em se tratando de suas próprias vivências. “Assim como o disco, que antes de ser gravado, foi vivido, o clipe é um mosaico de referências a todo conceito divagado no ‘Suspenso’”, contou ele em entrevista à Folha de Pernambuco.

Como uma extensão do disco - produzido a partir de uma campanha de financiamento feita à época - no qual o músico se despiu de medos e exaltou a sua própria liberdade, em “Oscilando”, o músico canta e atua ao mesmo tempo, cercado por um elenco escolhido e, ao mesmo tempo, surgido do acaso, como ele mesmo explica sobre a participação de Jomard Muniz de Britto. O multiartista foi flagrado por Juvenil em uma de suas saídas a bordo de uma bicicleta e com a câmera a tiracolo, ocasião em que registrou o escritor, poeta e cineasta pernambucano, que aparece no clipe com uma frase da música pregada na testa.

Leia também:
'Avoada' leva música autoral para espaços em Pernambuco
Juvenil Silva lança 'Suspenso', seu novo disco, em show
Cláudio N mostra sua versatilidade musical em série de EPs


“Penso que a rápida participação dele no clipe foi um diálogo, uma resposta com o ‘tanto de vez’ que ele já me abordou do nada e me estendeu a mão com um folheto repleto de sua poesia, tão singular para mim, que tanto me influencia pela profanação e reinvenção da linguagem”.

Assim como Jomard, participa da gravação a atriz Fabiana Pirro, a preferida de Juvenil. “A primeira vez que a vi de perto, foi fazendo uma leitura dramática de ‘Esperando Godotpeça de Samuel Beckett. Mas foi no monólogo encenado por ela com um texto de Hilda Hilst que tive a certeza de que eu a queria para fazer algo junto comigo”, ressalta Juvenil. O músico voltou a aparecer em cena neste clipe, fato que só havia ocorrido em “Desapego” (2013), o seu primeiro trabalho em vídeo. “É a primeira vez que eu apareço em um clipe, atuando. E a segunda que dou as caras. Eu me diverti, apesar de ainda me sentir travado, mas acho que serviu para desencanar e experimentar mais”, confessou.

Visual
Todo em preto e branco, o clipe “Oscilando” remete à identidade visual do disco “Suspenso”, e mostra o centro urbano do Recife sob a escuridão da noite, como menção a outras faixas do álbum de 2018, como "Gaiola" e Homens Pardais". “Em algumas cenas eu quis flertar com o surrealismo. Em outras, me deixei guiar pelo acaso e o improviso”, comentou.

Com sonoridade vanguardista e sensivelmente setentista, facilmente se ouve o álbum e se chega à musicalidade dos anos de 1970. Um viés tido como natural por Juvenil. "As minhas referências e a forma como se deram a produção do álbum, com uma “pegada” mais analógica, não quer dizer que eu me sinta preso a essa sonoridade, mas é minha vibe mesmo”, admite.

Com foco na carreira autoral e, ao mesmo tempo, trabalhando em projetos de outros músicos, a sua ideia para 2019 é cair na estrada. Mas ficar no Recife e reforçar o palco da Jambo Azul - residência artística e colaborativa localizada na Soledade, bairro da Boa Vista - recebendo outros artistas, também será prioridade. “Um poleiro para pousar e o infinito para voar, é o que desejo”, completa Juvenil, que terá o clipe de “Oscilando”, gravado no Selassie Studio, divulgado hoje (30) também na programação da TV Universitária (TVU Canal 11), no programa 99 Graus.

Assista ao clipe:

Veja também

Porta dos Fundos é acusado de preconceito etário por vídeo de humor
Polêmica

Porta dos Fundos é acusado de preconceito etário por vídeo de humor

Justin Timberlake fala pela primeira vez sobre nascimento do segundo filho
Celebridades

Justin Timberlake fala pela primeira vez sobre nascimento do segundo filho