A-A+

Kleber Mendonça e Hilton Lacerda participam de encontro na Livraria Jaqueira

Cineastas estarão no encontro que reúne nomes do audiovisual, dentro do programa do curso 'Ficcionalizar - Ficcionalização de séries documentais para TV'

Curso segue até o próximo dia 30Curso segue até o próximo dia 30 - Foto: Divulgação

Do roteiro à fotografia, passando por direção e desenho de som. Esse é o caminho que os amantes do cinema vão trilhar dentro do curso "Ficcionalizar - Ficcionalização de séries documentais para TV", pensado para formação e qualificação profissional no segmento e incentivo à linguagem audiovisual e que segue até a próxima segunda-feira (30) no Convento da Conceição, Alto da Sé, em Olinda, local em que serão ministrados quatro laboratórios.

Realizado pela Baba Produtora, com patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual, por meio do edital #AudiovisualGeraFuturo da Secretaria do Audiovisual (SAV) e Agência Nacional do Cinema (ANCINE), os estudos são abertos ao público que pode se inscrever no endereço encurtador.com.br/jlxFG.

Leia também:
[Crítica] Minha Mãe É Uma Peça 3: roteiro entrega 'mais do mesmo'
'Fim de festa', filme do pernambucano Hilton Lacerda, vence Festival do Rio


Assim como os laboratórios, também será aberto ao público o 'Encontro de Players do Mercado', um dos ápices do Ficcionalizar que vai discutir dados, cadeia produtiva, tecnologias e linguagens de produtos para televisão. O espaço vai reunir, no auditório da Livraria Jaqueira (Bairro do Recife), às 14h, os cineastas Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius e O Som ao Redor), Hilton Lacerda (Tatuagem), Marcelo Pedroso (Brasil S/A), além de Milena Evangelista (especialista em estudos cinematográficos e TV) e Emilie Lesclaux (produtora, roteirista e diretora).

Programação:
Laboratórios Formativos
Sexta (27), das 9h as 18h e sábado (28) e segunda (30), das 8h às 12h, no Convento da Conceição, Alto da Sé, Olinda

Lab Roteiro
Com foco no desenvolvimento de personagens e na construção da narrativa em séries documentais para TV, o 'Lab Roteiro' tem como facilitadora Natália Lopes, educadora audiovisual e doutoranda em cinema.

Laboratório Direção Fora de Campo Ficcionalizar
As diversas possibilidades e estratégias de ficcionalização dentro e fora de campo são objeto do laboratório, facilitado por Rui Mendonça, diretor da série para TV A Voz do Verbo Encantado" (2019), além de curtas e documentários.

Laboratório Fotografia Ficcionalizar
Possibilidades de ficcionalização através do uso de movimentos de câmera e de manipulações no clima da luz, serão exploradas no laboratório que tem como facilitador José Carbonel, educador popular com experiência em fotografia documental e documentário ficção. As aulas focam em elementos teóricos e práticos da fotografia.

Laboratório Desenho de Som Ficcionalizar
Facilitado por Pedrinho Moreira, Moabe Filho e Guma Farias. O trio, com pesquisas e realizações audiovisuais, ministram o laboratório que é voltado a estudantes e realizadores do audiovisual. Por lá serão explorados estudos teóricos e práticos sobre o processo do registro sonoro para televisão, assim como a compreensão do espaço acústico, das ferramentas utilizadas na gravação e dos processos de pós-produção de som são tópicos do programa.

Encontro de Players
Sábado (28), às 14h, no auditório da Livraria Jaqueira (Bairro do Recife)
Kleber Mendonça Filho, Emilie Lesclaux, Marcelo Pedroso, Milena Evangelista e Hilton Lacerda participam do evento

Veja também

Banco de imagens gratuito pretende explorar cotidiano brasileiro
Fotografia

Banco de imagens gratuito pretende explorar cotidiano brasileiro

Buena Vista Social Club celebra 25 anos
Música

Buena Vista Social Club celebra 25 anos