Kleber Mendonça Filho tem filme selecionado em Cannes

'Bacurau', novo longa do diretor, foi um dos filmes brasileiros selecionados; em 2016 com 'Aquarius' , ele fez barulho ao participar de um ato político contra o impeachment de Dilma, no tapete vermelho

'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho, foi um dos selecionados em Cannes'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho, foi um dos selecionados em Cannes - Foto: Divulgação

O Brasil emplacou quatro filmes no próximo Festival de Cannes, principal mostra de cinema do mundo, que acontece em maio. Dois deles competem à Palma de Ouro e dois integram a seção Um Certo Olhar.

Entre os títulos estão "Bacurau", novo longa de Kleber Mendonça Filho, que em 2016, com "Aquarius", fez barulho ao participar de um ato político contra o impeachment de Dilma, no tapete vermelho. Desta vez ele divide a direção com Juliano Dornelles, que fez o design de produção de seus dois longas anteriores, e volta a escalar Sonia Braga para o elenco. O país também é um dos produtores de "O Traidor", nova obra do italiano Marco Bellocchio, sobre um mafioso que se refugiou por aqui. Ambos concorrem à Palma de Ouro.

Leia também:
Mostra de Cinema ao Ar Livre movimenta Agreste no feriado
Governo nega recurso e cobra R$ 2,2 milhões de Kleber Mendonça Filho
No Dia Nacional da Literatura Infantil autores e ilustradores analisam sua importância


Ainda na seleção oficial, mas fora da corrida pelo prêmio principal, há outras dois filmes que envolvem o Brasil, tocados pelo produtor Rodrigo Teixeira, de "Me Chame pelo Seu Nome". São elas "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", que reúne o diretor Karim Aïnouz e a atriz Fernanda Montenegro, e "Port Authority", rodado nos Estados Unidos. Esses dois fazem parte da sessão Um Certo Olhar.

A mostra francesa anunciou na manhã desta quinta (18) a sua programação. Além do previamente divulgado "The Dead Don't Die", de Jim Jarmusch, que fará a abertura do festival, foram escalados para a seleção deste ano os novos filmes de Pedro Almodóvar, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Ken Loach e Xavier Dolan na corrida pela Palma. 

Rocketman", cinebiografia sobre Elton John nos moldes de "Bohemian Rhapsody", também vai estar em Cannes, mas em exibição especial e fora de competição.

Veja também

Record demite Marcos Mion após 11 anos na emissora, diz colunista
Famosos

Record demite Marcos Mion após 11 anos na emissora, diz colunista

Cinco filmes que merecem continuações
Cinema

Cinco filmes que merecem continuações