Cultura+

Kosha Body - uma técnica de massoterapia

É uma terapia alternativa que leva em consideração as particularidades dos indivíduos e seus contextos físicos, psicoemocionais e espirituais para o atendimento

Massoterapeuta Victor Hugo LimaMassoterapeuta Victor Hugo Lima - Foto: Divulgação

 

Escrever sobre massagem é relaxante. Mas, massagem ayurvérdica, eu digo que ela tira o que de ruim prejudica o corpo. Nunca sugiro apenas uma sessão. A renovação é incrível e sacode você de novo para sua busca ou para sua luta diária (mas prefiro sempre falar busca).
Quando massoterapeutas conversam comigo, eu me derreto e procuro sempre um lugar para sentar, pois é muito gostoso se permitir confiar, ser tocada para deixar seu corpo ser trabalhado. Assim foi quando comecei a falar com Victor Hugo Lima, depois pedi para ele colaborar com a coluna e escrever sobre a nova técnica da Ayurvérdica que eu não conhecia.
Victor Hugo Lima: “Kosha Body é uma técnica de massoterapia desenvolvida por Ma Prem Zaki e inspirada nas raízes ayurvérdicas indianas. 'Kosha' quer dizer invólucro e 'body' quer dizer corpo. De acordo com as bases indianas, o corpo possui 3 mundos, o corpo físico, o mental e o espiritual (ou superior). Então a técnica Kosha Body de Massoterapia Avançada é uma terapia alternativa que leva em consideração as particularidades dos indivíduos e seus contextos físicos, psicoemocionais e espirituais para o atendimento.
Os. 5 Koshas:
- Annamaya Kosha: 'Anna' quer dizer alimento e refere-se ao corpo físico e a todos os 5 elementos (terra, fogo, água, ar e éter) que constituem todas as pessoas. É o envoltório mais externo de todos.
- Pranamaya Kosha: 'prana' quer dizer 'energia' ou 'força vital da existência' e esse invólucro está diretamente ligado à nutrição (alimento, respiração, bons pensamentos, etc) e circulação de força vital de nosso corpo.
- Manomaya Kosha: este invólucro é composto pela mente estímulo-resposta e instintos básicos que todos os humanos compartilham com os demais animais, sendo a parte da mente que oscila no dia a dia. 'Mana' quer dizer mente inferior, ou seja, a mente que reage a estímulos, inclusive nossos processos de pensamento habitual e nossas emoções. Representa as partes mais antigas do cérebro, incluindo o sistema nervoso autônomo que regula as funções essenciais, tais como ritmo cardíaco, a respiração e a resposta luta/fuga, bem como nossos estímulos básicos como fome, sede e sexo.
- Vijnamaya Kosha: Este invólucro está ligado aos aspectos mais elevados da mente. É a percepção ou faculdade de sabedoria e discernimento da mente que decide sobre os meios hábeis de se agir, sendo a ponte para a consciência mais elevada.
- Anandamaya Kosha: 'ananda’ quer dizer 'bem-aventuraça', 'felicidade' e está ligado à sensação de perfeito estado de paz e satisfação quando estamos sintonizados com a unidade divina do todo.
A proposta da terapia ayurvédica é ser uma massagem que integra a mente, corpo e espírito, através de um intercâmbio dinâmico. Trabalha as cadeias musculares e articulações de todo o corpo, mesclando toques suaves e profundos, feitos com as mãos, antebraços e pés, com alongamentos e trações de Yoga. Proporciona relaxamento sem igual (apesar desse não ser o foco), estimulando a musculatura e a circulação sanguínea e linfática, bem como a eliminação das toxinas corporais.
Além disso, garante um maior autoconhecimento, harmonização dos chakras, prevenção de doenças e auxílio no tratamento destas, realinhamento postural, mais vitalidade, liberação miofascial, melhora na mobilidade articular, desintoxicação do organismo, melhora na vitalidade da pele. A terapia corporal ayurvérdica promove o equilíbrio físico, mental e emocional, elevando o grau de consciência do paciente bem como sua postura diante dos desafios do dia a dia. Certamente, é uma massagem terapêutica que corrige o padrão corporal e emocional do paciente.
Essa terapia alternativa é indicada tanto para questões mentais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, Insônia, stress, etc; como contextos físicos como dores no corpo (gerais, zika, chikunguya), tensões, bruxismo, constipação, alergias, etc com a vantagem de utilizar óleos essenciais para auxiliar no tratamento, evitando toda aquela química pesada de ansiolíticos e antidepressivos, por exemplo.
Toda a abordagem terapêutica leva em consideração o biotipo do indivíduo e como sua mente e corpo 'dialogam'. De fato, essa personalização no olhar sobre o paciente garante benefícios mais intensos.
A sessão de massoterapia Ayurvédica Kosha Body começa com uma anamnese quando é a primeira sessão da pessoa. A sessão é realizada em um colchão especialmente voltado para a prática, onde trabalhamos as couraças emocionais que todos desenvolvemos ao longo da vida. A liberação desse padrão viciado de emoção e pensamento é que eleva o estado vibracional do indivíduo. Após a massagem e a realização de algumas manobras e ásanas de yoga, o paciente medita alguns minutos deitado com uma toalha no rosto, sendo o momento em que começa a processar tudo que foi mexido bem como o relaxamento preponderante nessa fase final.
Sobre quem pode receber a massagem:
Crianças, adultos e idosos podem receber a massagem ayurvédica kosha body. Os grupos de restrição são pacientes com câncer em atividade e grávidas (que podem receber a massagem mas precisam ter a abordagem totalmente adaptada).”
Finalizo o texto com a frase do poeta e pintor britânico William Blake (1757-1827): "O homem não tem um corpo separado da alma. Aquilo que chamamos de corpo é a parte da alma que se distingue pelos seus cinco sentidos."
Profissional que contribuiu com a coluna (grata pelo carinho):
Victor Hugo Lima - Massoterapeuta Ayurvédico Kosha Body. WhatsApp: +55 81 9788.2651 e Instagram: @massoterapiaayurvedicarecife.
Locais de atendimento:
Pura Luz Yoga - Rua Visconde de Ouro Preto, 131, Casa Forte - Recife-PE. Contato: (81) 3097 5184.
Clínica Morphos Life - Rua Engenheiro Oscar Ferreira, 218, Casa Forte, Recife-PE. Contato: (81) 99246 5748.
Espaço Ajna Recife - Rua Jornalista Paulo Bittencourt, 174, Derby, Recife-PE. Contato: (81) 3223.4130.
Milhões de beijos iluminados,
Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: [email protected]. Instagram: @mariomar_teixeira
Perfil
Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.

 

Veja também

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça
Música

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres
FAMOSOS

Anitta distribui brindes para convidados em festa: bebidas para homens; bolsas para mulheres

Newsletter