Arte

Legado de Tereza Costa Rêgo é rememorado por Cida Pedrosa

Durante o programa Travessias, da TV Grabois, a vereadora fez questão de reverenciar as obras e história de Tereza

Cida Pedrosa e Tereza Costa RêgoCida Pedrosa e Tereza Costa Rêgo - Foto: Divulgação

Tereza Costa Rêgo e sua arte foram reverenciadas pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) em um episódio do programa Travessias, da TV Grabois. No programa, Cida destaca com emoção passagens da vida e arte da artista pernambucana de alma revolucionária e à frente de seu tempo. 

"Ela tinha uma capacidade de entrega única. Tereza passou por poucas e boas e é uma mulher que se entregou inteira a sua arte, por isso acho que ela pintava vorazmente de dentro dela", comenta a parlamentar. 

Tereza Costa Rêgo foi uma artista plástica reconhecida por retratar em suas obras o imaginário popular pernambucano, tendo as mulheres como um de seus temas constantes. A artista não se afastava de temas pertinentes como política e foi militante exilada do país em 1972, por causa do golpe militar de 1974. 



Apesar do exílio, Cida descreve Tereza como uma mulher acolhedora. "Ela era uma mulher muito gentil, de coração farto, de mesa farta, mesmo quando ela estava triste era uma figura extremamente instigante. Você chegava para visitar e ela abria um vinho, sentava para conversar. Ela e sua obra são essenciais para a cultura brasileira", relembrou a vereadora. 

Escritora premiada com o Jabuti 2020, Cida foi uma das poucas pessoas a ter uma obra de Tereza Costa Rêgo ilustrando a capa de seu livro. Na obra "As filhas de Lilith", a capa original foi desenhada pela artista, que cedeu as obras para a escritora. 

"Quando fui lançar Lilith, meu livro, perguntei se ela topava ceder gravuras para ele. E ela foi de uma generosidade tão grande que eu fui na casa dela e ela me entregou um monte de gravuras originais nas minhas mãos. Voltei para casa de táxi com milhões em gravuras de Tereza nas mãos", comentou Cida. 

O programa Travessias é veiculado todas as sextas-feiras na TV Grabois, canal do YouTube da Fundação Maurício Grabois, que tem coordenação editorial da jornalista, ex-deputada federal e ex-candidata à vice-presidência da República Manuela D`ávila. Nele, a vereadora Cida Pedrosa conversa principalmente sobre feminismo e cultura.


 

 

Veja também

BBB 22: equipes de Eslovênia e Jessilane desestimulam rivalidade diante da repercussão após provaBBB22

Equipes de Eslovênia e Jessilane desestimulam rivalidade diante da repercussão após prova

'Bridgerton': Netflix libera fotos da segunda temporada da série; confiraStreaming

'Bridgerton': Netflix libera fotos da segunda temporada da série; confira